top of page

Sony avança com a tecnologia para garantir a autenticidade das imagens capturadas

A empresa japonesa testou uma assinatura digital na câmera que pode combater a manipulação de imagens por inteligência artificial


A Sony Electronics anunciou que concluiu uma segunda rodada de testes para sua tecnologia de autenticidade na câmera, que cria uma assinatura digital para cada imagem capturada, a fim de validar sua origem e integridade. A tecnologia, desenvolvida em parceria com a Camera Bits, uma empresa especializada em ferramentas de fluxo de trabalho para fotógrafos, permite que a assinatura digital seja preservada mesmo após a edição dos metadados da imagem. A Sony planeja lançar os recursos de autenticação em uma atualização de firmware para as câmeras Alpha 9 III, Alpha 1 e Alpha 7S III na primavera de 2024.


A tecnologia de autenticidade na câmera da Sony visa oferecer uma solução para o problema das imagens falsas ou manipuladas por inteligência artificial (IA), que podem afetar a credibilidade do jornalismo e a confiança do público. A assinatura digital é gerada dentro da câmera no momento da captura, usando um chipset de hardware dedicado, e é verificada por meio de um software de autenticação da Sony. Essa assinatura digital funciona como uma certidão de nascimento para a imagem, que pode provar sua origem e histórico de edição.


A Sony é uma das empresas que fazem parte da Coalizão para Proveniência e Autenticidade de Conteúdo (C2PA), uma iniciativa que busca estabelecer padrões da indústria para o rastreamento e verificação de conteúdo digital. A tecnologia de autenticidade na câmera da Sony segue os padrões definidos pela C2PA e é compatível com outras soluções de autenticação.


Neal Manowitz, presidente e COO da Sony Electronics, disse: “A rápida evolução da IA generativa traz novas possibilidades de expressão criativa, mas também levanta uma crescente preocupação sobre o impacto de imagens alteradas ou manipuladas no jornalismo. A disseminação de informações e imagens falsas tem impacto social no mundo real que traz prejuízos não só para fotojornalistas e agências de notícias parceiras, mas para a sociedade como um todo. Nós nos preocupamos profundamente com esse desafio e estamos comprometidos em usar nossos recursos para ajudar a resolvê-lo. Através do trabalho da Sony no comitê diretivo do C2PA, ajudamos a definir o padrão atual da indústria para o rastreamento de edição e manipulação de imagens. Além disso, nossa tecnologia de autenticidade na câmera mostrou resultados valiosos e continuaremos a impulsionar seu desenvolvimento em direção a um lançamento mais amplo.”


Em tempo: Leica e Nikon já participam de uma aliança similar com a Adobe e mais mil empresas de olho nas imagens autenticadas direto no equipamento. Aliás, a Leica lançou o primeiro modelo desse tipo recentemente >>> Leica lança câmera com recurso de verificação de fotos (enfbyleosaldanha.com)


Faça parte da nova fase de valor da fotografia. Entre para o NFoTo >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação


Quer dar os primeiros passos com IA na fotografia? Conheça o Guia Fotograf.IA >>> Fotograf.IA

0 comentário
bottom of page