top of page

Trilha da Autoridade: como se destacar no mercado da fotografia com um diferencial competitivo






O mercado da fotografia é cada vez mais competitivo e exigente. Com a facilidade de acesso a equipamentos e cursos, muitos profissionais disputam a atenção e a preferência dos clientes. Por isso, não basta apenas fazer boas fotos. É preciso ter um diferencial competitivo que te faça ser notado e escolhido.


Mas o que é um diferencial competitivo? É gerar marketing a partir de um produto ou serviço sobre o qual valha a pena falar”. Ou seja, é criar algo que se destaque dos demais e que gere valor para o seu público-alvo.


Um diferencial competitivo pode ser uma característica única do seu produto ou serviço, uma forma diferente de se comunicar com o seu mercado, uma proposta de valor que resolva um problema ou satisfaça uma necessidade do seu cliente, ou uma experiência memorável que você oferece antes, durante e depois da contratação.


Mas como encontrar o seu diferencial competitivo no marketing da fotografia? Aqui vão algumas dicas:


1. Conheça o seu nicho

Não tente agradar a todos. Escolha um segmento específico do mercado da fotografia e foque nele. Pode ser casamento, infantil, corporativo, gastronômico, etc. O importante é conhecer bem as características, os desejos e as dores do seu nicho e oferecer uma solução adequada para ele.


2. Conheça os seus concorrentes

Faça uma análise dos seus principais concorrentes e identifique os pontos fortes e fracos de cada um. Veja o que eles fazem de bom e de ruim, quais são as suas estratégias de marketing, como eles se posicionam no mercado, quais são os seus diferenciais e quais são as suas lacunas.


3. Conheça os seus clientes

Não basta saber quem são os seus clientes. Você precisa saber o que eles pensam, sentem e querem. Para isso, você pode usar ferramentas como pesquisas, entrevistas, feedbacks, redes sociais, etc. O objetivo é entender quais são as suas motivações, expectativas, objeções e critérios de decisão na hora de contratar um fotógrafo.





4. Conheça a si mesmo

Faça uma autoavaliação honesta e descubra quais são os seus pontos fortes e fracos como fotógrafo. Veja o que você faz de melhor e de pior, quais são as suas habilidades técnicas e comportamentais, quais são os seus valores e princípios, quais são as suas paixões e propósitos.


5. Defina a sua proposta de valor

A partir das informações que você coletou nas etapas anteriores, defina qual é a sua proposta de valor para o seu nicho. Ou seja, qual é o benefício principal que você oferece para o seu cliente e que te diferencia dos seus concorrentes. A sua proposta de valor deve ser clara, relevante e única.


6. Comunique o seu diferencial

Depois de definir a sua proposta de valor, você precisa comunicá-la para o seu mercado. Para isso, você pode usar diversos canais e ferramentas de marketing, como site, blog, redes sociais, portfólio, cartão de visita, etc. O importante é transmitir a sua mensagem com consistência e coerência em todos os pontos de contato com o seu público.






7. Fuja dos clichês

Evite usar frases feitas ou chavões que não dizem nada sobre o seu trabalho, como “eternizar momentos”, “captar emoções”, “contar histórias”, etc. Essas expressões são genéricas e não mostram o seu diferencial. Em vez disso, busque algo que tenha mais relação direta com o seu estilo, a sua personalidade e a sua forma de ver o mundo.


8. Inove sempre

Não se acomode com o seu diferencial. Lembre-se que o mercado está em constante mudança e que os seus clientes e concorrentes também. Por isso, esteja sempre atento às novidades, tendências e oportunidades do seu nicho e busque se atualizar, se aperfeiçoar e se reinventar.


Conclusão

Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor como se destacar no mercado da fotografia com um diferencial competitivo.


Se você quer acelerar esse processo e aprender tudo isso na prática, eu tenho uma ótima notícia para você: eu vou ministrar um curso online ao vivo e exclusivo sobre autoridade na fotografia! Nesse curso, eu vou me aprofundar sobre os 5 pilares da fotografia profissional no século XXI. Serão 5 dias de conteúdo intenso e prático, de segunda à sexta (26 a 30/06), sempre 30 minutos por dia às 19h. (com mais 30 minutos extras para cada dia de interação para quem quiser, claro) E tem mais: participando desse curso, você ainda ganha dois bônus imperdíveis:


  • Você se torna automaticamente um membro NFoTo, a comunidade mais completa e atualizada sobre inovação da fotografia profissional do Brasil; Já estamos chegando em 100 membros

  • Você recebe o Plano de Marketing 2023, um guia prático com as melhores dicas e ferramentas para alavancar o seu negócio fotográfico no próximo ano. Não existe nada parecido no mercado com essa proposta do Plano de Marketing 2023!

Esse curso é indicado para fotógrafos e fotógrafas de qualquer nível e fase da carreira, que querem se destacar no mercado e viver da sua paixão pela fotografia. E o melhor: você terá acesso ao conteúdo gravado, para assistir quantas vezes quiser, no seu ritmo e horário. Mas atenção: as vagas são limitadas e podem se esgotar a qualquer momento. Então não perca tempo e garanta já a sua inscrição!


Quem ministra o curso é Leo Saldanha, criador da comunidade NFoTo com mais de 85 membros e autor do único livro do Brasil sobre Marketing para fotógrafos. Com mais de 22 anos de experiência de mercado e um dos maiores estudiosos do ramo fotográfico do país. Autor do livro Guia Foto+Produto e criador do site enfbyleosaldanha.com que conta com conteúdos de alto nível para quem vive da fotografia.


Não deixe essa oportunidade passar. Faça parte da Trilha da Autoridade na Fotografia e transforme a sua carreira! Para se inscrever, clique no link abaixo. Mas corra, pois as vagas são limitadas para o lote promocional com só algumas vagas nesta condição!


ATENÇÃO: Primeiro lote promocional com 20 vagas por R$299 até o dia 16/06 (ou quando esgotar o lote). Depois dessa data a inscrição ficará em R$499Clique aqui para se inscrever (parcelado no cartão) >>> Quero me inscrever na Trilha da Autoridade na Fotografia


Ou se inscreva com desconto de 10% à vista via Pix clicando aqui >>> Eu quero o Desconto de 10%


Se você ainda tem alguma dúvida sobre A Trilha da Autoridade na Fotografia, envie uma mensagem (Whats) clicando aqui: Tenho dúvidas sobre "A Trilha da Autoridade na Fotografia"


Espero te ver no curso!


Um abraço, Leo Saldanha






0 comentário

Comments


bottom of page