top of page

Duas notícias que mostram como a fotografia "Virtual" está avançando...

São duas novidades distintas, mas relacionadas ao mesmo tema: a arte da fotografia de videogames.





Primeiro vou abordar uma premiação inédita. Nesta última semana a UBISOFT anunciou um concurso de fotografia batizado de PhotoMode. Trata-se do primeiro concurso de fotografia da empresa que produz alguns dos melhores games do mundo. E isso indica claramente o quanto a fotografia de arte nesse universo foi avançando e se sofisticando.


A Ubisoft anunciou o Photomode, seu primeiro concurso de fotografia de videogame. Os vencedores terão até uma exposição da Ubisoft em Nova York e ainda vão ganhar um laptop e uma impressão fine art.


O nome Photomode não é mero acaso. Afinal, nos jogos da empresa tem essa função para fotografar dentro dos games. O período para fazer a inscrição vai de 10 de setembro até 16 de outubro. São 7 diferentes categorias: retrato, paisagem, experimental, narrativa, ação, design e livre. O participante pode entrar em até 4 estilos e marcar também nas redes sociais com a hashtag #ubisoftphotomode. Só vale uma foto por categoria e não pode ter edição nas imagens.




A outra notícia é sobre o Flickr (primeira rede social fotográfica do mundo) que acaba de anunciar uma categoria de fotografia virtual dentro da plataforma. A verdade é que o Flickrs já tinha categorias desse tipo: tanto para aqueles que fazem fotos da tela, ilustração ou mesmo para os que entram nos jogos e usam o Photomode para clicar virtualmente.


O novo segmento de fotografia de games será exclusivamente voltado para esse tema.

"Ao colocar seu trabalho em uma dessas categorias, você pode usar filtros para limitar seus resultados de pesquisa por interesse", explicou a plataforma em um post no blog. "Por exemplo, fotógrafos virtuais poderão filtrar por 'fotografia virtual' enquanto realizam pesquisas em todo o site se quiserem apenas ver esse tipo de trabalho, evitando a fotografia do mundo real ou outras artes e ilustrações."

O fato é que cada vez mais jogos ganham popularidade também no modo fotografia de games. Aliás, diferentes consoles permitem que os jogadores compartilhem essas capturas de tela em plataformas de mídia social como Facebook ou Twitter também. A nova categoria do Flickr tornará o serviço de hospedagem de imagens mais competitivo dentro de uma indústria em rápido crescimento.


Quer fazer parte da nova fase de valor da fotografia? Então participe da comunidade NFT para Fotógrafos(as)


Em tempo: dia 22 de setembro terei workshop presencial do NFT para Fotógrafos(as) no PEF 2022 - https://www.enfbyleosaldanha.com/post/workshop-presencial-nft-para-fot%C3%B3grafos-as-no-paraty-em-foco



0 comentário
bottom of page