O diretor apresenta uma obra de 50 minutos que combina ficção científica e imagens espetaculares da Terra em uma tela em forma de domo com mais de 100 metros de altura
O que define o limite de uma experiência cinematográfica? Para a esfera, a nova e impressionante sala de cinema em Las Vegas, a resposta é: o céu. O primeiro filme a ser exibido nesse espaço, “Postcard From Earth”, de Darren Aronofsky, explora essa ideia literalmente, mostrando vastos céus que se estendem por todo o domo que se eleva a 366 pés acima do nível do chão.
O filme de 50 minutos também leva o espectador ao espaço sideral, com uma narrativa de ficção científica que envolve a tela em 360 graus. Mas o filme também se aproxima da Terra, com câmeras especiais que capturam objetos tão pequenos quanto uma louva-a-deus.
O telão arena do Sphere. Mais uma atração em Las Vegas!
O diretor contou sobre os desafios de captura e como foi o processo:
"As câmeras não existiam naquele ponto. Então Ari e eu passamos alguns meses trabalhando na história e no roteiro. Naquele momento eles basicamente tinham 12 câmeras RED soldadas juntas para obter resolução suficiente para isso, mas havia complexidades muito grandes de como costurar todas as imagens diferentes juntas para criar essa imagem única. Nós tentamos filmar com isso algumas vezes - eu acho que há um plano (no filme finalizado) na Antártica que nós filmamos com o que eles chamaram de Array - até que finalmente as câmeras Big Sky (câmeras) apareceram. Mas mais uma vez, era um protótipo. Foi a primeira câmera que já existiu que podia capturar 18K. Algumas das coisas sobre ela eram incríveis, mas outras coisas ainda estavam crescendo e evoluindo. Com o passar do tempo, as câmeras começaram a sair da linha de montagem que estavam mais equipadas, e os resultados foram incríveis."
Os filmes de Aronofsky sempre têm algo mais em mente do que apenas deslumbrar, e “Postcard From Earth” não é exceção, já que revela que a viagem de dois astronautas a um planeta distante no início e no final do filme é motivada por uma crise latente em seu planeta natal. No fundo, “Postcard” é o que se propõe a ser: uma carta de amor a um planeta que pretende deixar o público mais consciente e cuidadoso com ele.
O filme estreou oficialmente na esfera na sexta-feira à noite, sete dias depois que o U2 inaugurou o local com o primeiro show no local, e cinco depois que “Postcard” foi exibido pela primeira vez em uma sessão privada para os amigos e familiares dos realizadores e alguns jornalistas e autoridades locais. Ele será exibido ao público nos cinco dias da semana em que o U2 não tem um show marcado nos próximos dois meses, e além. “Eu achei o U2 ótimo”, disse Aronofsky em conversa com a Variety pouco antes da estreia do filme para o público geral neste fim de semana. “Eu gosto que nós somos totalmente diferentes em muitos aspectos - que a tela é tão poderosa, que pode abrigar tantos usos e possibilidades diferentes da tecnologia, de modo que se você vir um, ver o outro ainda é uma experiência totalmente diferente”. Uma coisa que “Postcard” tem que até mesmo o show do U2 provavelmente nunca terá: efeitos 4D que mudam com o clima na tela, incluindo trovões e ventos bastante convincentes.
Assine (grátis) a melhor e mais completa newsletter sobre o mundo da fotografia >>> Spotlink - Newsletter
Comentários