top of page

Tatuadora de 106 anos se torna a retratada mais velha em uma capa da Vogue

Com informações de designtaxi


A Vogue chamou a atenção com a presença de Apo Maria "Whang-Od" Oggay, uma tatuadora filipina indígena de 106 anos que agora é a pessoa mais velha a figurar uma capa de suas revistas.





Whang-Od foi escolhida por unanimidade pela equipe editorial para fazer a capa da edição de abril de 2023 da Vogue Filipinas devido à sua aparente e inata "força e beleza do espírito filipino", detalha a revista.

Superando o recorde estabelecido por Judi Dench, que aos 85 anos era a estrela mais velha da capa da Vogue por sua aparição na Vogue britânica em maio de 2020, Whang-Od também é a mambabatok (tatuadora tradicional Kalinga) mais antiga do país. Ela começou a fazer tatuagens à mão quando adolescente, com a orientação de seu pai, e se tornou a primeira e única mestre de tatuagem feminina de seu tempo.


Anunciada como a última mambabatok de sua geração, ela imprimiu os símbolos da tribo Kalinga – significando força, bravura e beleza – na pele de milhares de pessoas que fizeram a peregrinação a Buscalan", escreve a publicação.

Whang-Od viajou para aldeias próximas e distantes para gravar motivos sagrados na pele de pessoas que realizaram ritos de passagem, ou estão prestes a iniciar um capítulo significativo na cultura indígena. Para os homens, isso significava entrar no lugar de respeitados guerreiros caçadores de cabeças. Para as mulheres, as tatuagens simbolizavam beleza e amadurecimento.

Ao contrário de objetos materialistas como ouro e joias, esses desenhos são posses que podem seguir as pessoas da tribo para a vida após a morte.


A Vogue Filipinas diz: "Ao tatuar pessoas fora de sua comunidade, Apo Whang-Od despertou um interesse renovado na antiga prática da tatuagem de pau e espinho, que começou a desaparecer.





"Agora, a tatuadora de 106 anos está liderando uma nova geração de tatuadores que estão ansiosos para continuar a tradição."

A tatuadora só atraiu clientes de todas as partes do mundo nos últimos 15 anos ou mais, em grande parte devido à sua aparição na série Tattoo Hunter do Discovery Channel do antropólogo de tatuagem Dr. Lars Krutak, e o fato de que o caminho de terra para sua aldeia foi ligeiramente suavizado.


Quando os visitantes vierem de longe, eu lhes darei o tatak (selo de) Buscalan, tatak Kalinga pelo tempo que meus olhos puderem ver", proclama a mulher.

Como o mambabatok só pode entregar as cordas a outros em suas linhagens, Whang-Od, que nunca teve filhos, está treinando sua sobrinha-neta de 10 anos, Grace Palicas, para ser sua protegida.




A nova fase do mundo da fotografia já começou. Vai ficar de fora? Saiba mais clicando aqui >>> Conexão NFoTo: o caminho para a nova fase de valor da fotografia


Antecipe-se a grande transformação da fotografia com a nova fase blockchain. Faça parte do NFoTo e comece a avançar nessa nova fronteira do mercado - Quero ser Membro NFoTo


Precisando acertar o seu marketing ou se reposicionar? Conheça o Plano de Marketing 2023? Eu Quero Meu Plano de Marketing


Assine a newsletter grátis Spotlink e receba as notícias desse site no seu email - Quero ficar por dentro com Spotlink - Newsletter


0 comentário

Comments


bottom of page