top of page

Shutterstock oferece garantia legal para clientes que usam imagens geradas por IA

A gigante das fotos stock disse recentemente que vai oferecer uma garantia legal aos clientes que usarem um novo produto de geração de imagens por IA lançado recentemente




Shutterstock é uma provedora de conteúdo stock (banco de imagens) e uma suíte criativa que é a mais recente empresa do seu ramo a oferecer uma garantia legal contra processos relacionados a imagens geradas por IA criadas e licenciadas em sua plataforma.


Em seu anúncio, divulgado na quinta-feira, a Shutterstock disse que o objetivo é fornecer um nível de segurança aos usuários de seus serviços que querem aproveitar a capacidade de usar imagens geradas por IA, mas estão preocupados com os riscos legais que podem surgir sob as leis de propriedade intelectual dos EUA.


“Este é um avanço crítico, não apenas para nossa plataforma, mas para a indústria, pois os criativos e profissionais de negócios podem usar o conteúdo gerado por IA em nossa plataforma para qualquer finalidade, seja comercial ou pessoal, sem se preocupar com violação de direitos autorais ou questões éticas”, disse o vice-presidente de produto da empresa, Jeff Cunning, no anúncio da empresa.


[ Prepare-se para a IA generativa com experimentação e diretrizes claras ] A garantia se relaciona principalmente com um produto recém-lançado da Shutterstock, chamado AI Design Assistant (um gerador de imagens que permite aos usuários selecionar um estilo e tipo de conteúdo específicos para as imagens geradas), que é alimentado pelo DALL-E, um gerador de imagens por IA da OpenAI, apoiada pela Microsoft, a criadora do ChatGPT. A Shutterstock disse que seu fundo colaborador direciona compensação monetária aos artistas que criaram as imagens nas quais o AI Design Assistant foi treinado.


A Shutterstock disse que o AI Design Assistant já foi usado por um cliente-teste, que descreveu como uma empresa de tecnologia global, que usou uma imagem gerada durante uma conferência virtual de desenvolvedores em maio. Agora está disponível para o público em geral como um serviço sob demanda.


A empresa disse que os pedidos de garantia serão atendidos sob demanda, com base em uma revisão humana de todo o conteúdo criado pela Shutterstock. Uma equipe de funcionários da empresa revisará esse conteúdo para possíveis problemas relacionados a marcas registradas, direitos autorais ou direitos de publicidade de terceiros e, se tudo estiver em ordem, a Shutterstock promete a mesma proteção legal que se aplicaria ao conteúdo não gerado por IA que licencia.


O programa de garantia da Shutterstock é semelhante ao anunciado no mês passado pela Adobe, que lançou seu próprio programa junto com o lançamento do Firefly, uma ferramenta de criação de imagens movida por IA generativa. O Firefly, segundo a Adobe, funciona através do treinamento em imagens pertencentes à empresa e em imagens de domínio público ou outro material não sujeito às regras de direitos autorais. Como a Shutterstock, a Adobe disse que sua indenização para imagens geradas por IA visa ser o mais semelhante possível àquela que cobre os outros ativos da empresa.


Participe do NFoTo e entre para a nova fase da fotograf.IA e dos NFTs >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação | Meusite (enfbyleosaldanha.com)


0 comentário

Comentários


bottom of page