top of page

Qual a história que você conta? E como isso é fundamental no marketing da fotografia

Se você acha que só a sua foto é o bastante para divulgar já temos aí um belo problema de marketing





Seth Godin, mestre do marketing moderno, disse certa vez: "marketing não é mais sobre as coisas que você faz, mas sim as histórias que conta". Então, qual é a história que você conta no seu negócio de fotografia? Aliás, o mesmo Godin disse certa vez que definir a sua posição de mercado deve ser prioridade. E fazer isso com uma frase curta que passe a ideia do que você faz e que vai influenciar todo resto. E pasme: na média, fotógrafos não sabem isso.


Sua fotografia é marketing. Uma foto passa uma mensagem e gera uma percepção. E que história ela conta? Hoje, não faz sentido usar só uma foto para fazer isso. Não é para menos que um dos formatos mais populares no Instagram é o carrossel. Você tem ali até dez imagens para relatar uma jornada completa. Com começo, meio e fim. Ainda assim, o que mais vemos hoje são fotógrafos publicando só fotos e sem contar histórias.





Curiosamente as fotografias que fazem sucesso conta alguma coisa. As imagens mais marcantes de todos os tempos tem esse poder de em apenas uma única foto mostrar tanta coisa. Obviamente isso não para todos.


Só que a história não se restringe as imagens do seu trabalho. A história está no seu site, no seu estúdio, está nos seus produtos e sobretudo na forma como você se apresenta. A história é a base para a divulgação e sim, ela está conectada com seu posicionamento de mercado.





Se esse conteúdo parece coisa do outro mundo para você...então é provável que você não esteja usando o poder desta história. Ou esteja fazendo isso de forma desconectada. Repense isso e faça uma reflexão de como integrar tudo. Para um mercado tão competitivo, fazer isso pode ser a forma para se diferenciar. Até porque a maior parte dos colegas não faz isso.


Aqui entra a parte do reposicionamento de mercado. Se quiser saber mais e estudar sobre o assunto leia esse conteúdo >>> Será que chegou a hora de (re)posicionar sua marca na fotografia?


Precisando acertar o seu marketing ou se reposicionar? Conheça o Plano de Marketing 2023? Eu Quero Meu Plano de Marketing


Antecipe-se a grande transformação da fotografia com a nova fase blockchain. Faça parte do NFoTo e comece a avançar nessa nova fronteira do mercado - Quero ser Membro NFoTo


Assine a newsletter grátis Spotlink e receba as notícias desse site no seu email - Quero ficar por dentro com Spotlink - Newsletter


Participe dos meus canais de transmissão no Instagram para ficar por dentro de tudo >>> canais de transmissão no Instagram

0 comentário
bottom of page