top of page

Será que chegou a hora de (re)posicionar sua marca na fotografia?

De tempos em tempos é importante pensar em reposicionamento de mercado para acertar o rumo do seu marketing na fotografia





Pensa comigo, se uma das certezas no mercado da fotografia é a mudança, por que é que você vai manter as coisas iguais como antes?


Pois saiba que muitos fotógrafos e fotógrafas fixam uma posição de mercado e não saem mais dela. Os motivos para isso são muitos: acomodação, está bom assim (mas não está na verdade) ou pior, por nem saberem que tem um problema dessa dimensão.


Repensar o marketing envolve rever o posicionamento de mercado e tudo envolvido com isso. O primeiro passo é entender como você é percebido pelos clientes. O segundo passo é entender se é o que você gostaria que fosse. O terceiro passo é determinar um equilíbrio entre as duas coisas e de olho no que é feito pelos concorrentes.


Antes disso tudo tem outra coisa fundamental: seu nicho está bem? o segmento de atuação do seu negócio de fotografia está como? Por que talvez seja uma questão de diversificação dentro da própria fotografia. Um estudo sobre seu setor é necessário neste sentido. Uma pesquisa que fiz na pandemia mostravam que 60% dos profissionais estavam buscando diversificar dentro da própria fotografia. Isso ocorreu por conta dos efeitos das restrições da Covid. Mas a verdade é que o mercado voltou diferente do que era antes. Seja por questões econômicas, comportamentais e tecnológicas.


Reposicionamento de mercado é pensar em como encontrar uma oferta de valor de algo que não está sendo oferecido pelos pares. É trabalhar em diferenciação em produto e serviço e fazer uma nova forma de comunicar suas novidades. E sobretudo, cobrar o preço que você quer por isso.


Marcas famosas e artistas se reposicionam o tempo todo. Mudam estilo, mudam de mercado, pensam em novas propostas. Não é para menos que o termo "novo" é um dos preferidos das pessoas para qualquer negócio. Nova câmera, novo programa, nova lente, novo smartphone, novo show e por aí vai.


Se você precisar de ajuda com isso e está pensando em (re)posicionamento de mercado então conte com meus produtos. São 3 opções que podem te ajudar:




0 comentário
bottom of page