top of page

O que estou lendo: Canon Europa destaca criação com IA de fotógrafa de moda

A fotógrafa de moda Heidi Rondak imagina um futuro – através de uma imagem impressionante gerada por IA


Embora não apareça a data de quando esse conteúdo foi postado, a publicação me chamou a atenção por vários motivos. Primeiro, pela Canon Europa mostrar uma visão aberta sobre a tecnologia. Muito bacana. Em segundo lugar, a fotógrafa de moda e sua opinião otimista (mas realista) sobre a tecnologia:


Meu nome é Heidi Rondak, e sou fotógrafa de moda. E embora esta imagem possa parecer uma fotografia – até se parece um pouco com alguns dos meus próprios trabalhos – não é. Não havia câmera, não havia estúdio, e o modelo em seu centro não existe.


A inteligência artificial nos força a reconsiderar a criatividade, o que ela significa e como a usamos para nos expressar

A criação de imagens como esta mostra como a IA é poderosa e atraente. Mas o advento dessa tecnologia também traz questionamentos e desafios. Uma delas é que nos obriga a reconsiderar a criatividade, o que ela significa e como a usamos para nos expressarmos.


A essência da criatividade está em nossa capacidade de combinar conceitos existentes de diferentes maneiras. É assim que imaginamos algo novo – juntando ideias e elementos que já conhecemos para criar algo visionário, algo diferente.


Dependendo de como você a vê, a IA pode ser uma ameaça à criatividade humana; ou poderia melhorá-lo. E mesmo que o programa que usei seja focado na criação de visuais, a IA generativa também nos faz questionar as palavras que usamos.


Isso porque estamos usando nossa linguagem escrita para trazer um visual à existência. Isso é fascinante, porque desafia nossa compreensão e aplicação de palavras – especialmente quando o visual gerado por IA não produz a imagem que imaginávamos.


Leia tudo e confira a visão completa dela e como ela criou a imagem com IA >>> Uma extraordinária imagem de moda gerada por IA - Canon Europe (canon-europe.com)


Minha opinião - A IA é um exercício criativo e vai muito além da geração de imagens que competem com fotógrafos. Ela pode servir para imaginar o que não poderia ser criado em estúdio. Ela atende necessidades de ensaios que depois se tornarão realidade. A IA pode ainda ser combinada com fotos reais e gerar assim uma terceira obra híbrida. A IA expande a capacidade multimídia do artista já que permite gerar vídeos a partir de imagens e textos.


O exemplo da Heidi ilustra as possibilidades e desafios que teremos pela frente e estão só começando. Fascinante, assustador e só o tempo irá dizer o que essa tecnologia nos reserva.


Se quiser entender, aprender e mergulhar neste universo de inovação conheça a iniciativa Fotograf.IA >>> Aprenda sobre IA na Fotografia com o Guia Fotograf.IA 9.0 (enfbyleosaldanha.com)





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

C.A.O.S. Fotográfico: a IA é a nova câmera digital?

Assista ao C.A.O.S. de hoje e confira os destaques da semana Patrocínio: Alboom + Fotto No episódio do C.A.O.S desta sexta uma análise das notícias da semana! Com destaque para a visão da Adobe de que

bottom of page