top of page

Jony Ive e Sam Altman querem criar o smartphone do futuro com IA

O ex-designer da Apple e o CEO da OpenAI estão trabalhando em um projeto secreto com apoio do SoftBank e da Arm




Jony Ive, o lendário designer por trás de muitos produtos icônicos da Apple, e Sam Altman, o líder da OpenAI, uma das maiores empresas de pesquisa em inteligência artificial do mundo, estão unindo forças para criar um novo tipo de smartphone com IA. O projeto, que ainda está em fase inicial, tem o objetivo de oferecer uma forma mais natural e intuitiva de interagir com a tecnologia, usando os avanços da IA para reinventar o conceito de smartphone.


Segundo o Financial Times, Ive e Altman se encontraram várias vezes no estúdio de design de Ive em São Francisco para discutir as possibilidades de um dispositivo de consumo que pudesse ser o “iPhone da inteligência artificial”. Uma fonte próxima ao projeto disse que a ideia é criar um smartphone que seja tão revolucionário quanto o iPhone foi quando introduziu as telas sensíveis ao toque há mais de uma década.





O projeto conta com o apoio financeiro do SoftBank, o gigante japonês das telecomunicações e do investimento em tecnologia. O fundador e CEO do SoftBank, Masayoshi Son, teria investido US$ 1 bilhão no empreendimento, além de envolver a Arm, uma empresa de design de chips na qual o SoftBank tem 90% de participação. A Arm é responsável por projetar os chips que são usados na maioria dos smartphones atuais, incluindo os da Apple.


A OpenAI é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2015 por um grupo de personalidades do mundo da tecnologia, como Elon Musk, Peter Thiel e Reid Hoffman. A missão da OpenAI é criar uma inteligência artificial geral (AGI) que possa beneficiar a humanidade sem causar danos ou ser controlada por poucos. A OpenAI é conhecida por desenvolver sistemas de IA capazes de gerar textos, imagens, músicas e até códigos a partir de simples instruções.


Jony Ive foi o chefe de design da Apple por 27 anos, até sair da empresa em 2019 para fundar seu próprio estúdio, chamado LoveFrom. Ive foi responsável por criar alguns dos produtos mais famosos da Apple, como o iMac, o iPod, o iPhone, o iPad e o Apple Watch. Ive também foi um colaborador próximo de Steve Jobs, o lendário fundador da Apple que faleceu em 2011.


Ive pode estar buscando uma chance de corrigir seus erros O designer disse ao Financial Times em uma entrevista de 2018 que a Apple tem uma “responsabilidade moral” de mitigar os efeitos de como os iPhones se tornaram viciantes, especialmente entre as crianças. Se ele decidir sair da “aposentadoria”, ele pode estar procurando uma chance de corrigir seus erros e criar um smartphone que seja mais benéfico para a sociedade.





O projeto de Ive e Altman surge em um momento em que o mercado de smartphones está enfrentando uma queda nas vendas e na inovação. Segundo a empresa de análise Canalys, as vendas de smartphones na América do Norte caíram 22% no ano passado, e devem cair mais 12% neste ano. A Apple, que domina o mercado com seu iPhone, também viu suas vendas diminuírem, apesar do lançamento do iPhone 15. Os consumidores parecem estar cansados dos mesmos modelos de smartphones que oferecem poucas mudanças a cada ano.


Não se sabe ainda qual será o resultado final do projeto de Ive e Altman, ou se ele realmente chegará ao mercado. Mas se eles conseguirem criar um smartphone que seja realmente diferente e inovador, usando a inteligência artificial para melhorar a experiência do usuário, eles podem ter uma chance de mudar o cenário tecnológico mais uma vez.


Prepare-se para a grande transformação da fotografia com o avanço da IA. Adquira o Guia Fotograf.IA. Saiba mais aqui >>> Fotograf.IA



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page