top of page

Feliz Dia da "Razão do Seu Negócio de Fotografia Existir"

Hoje, 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente. Que tal uma reflexão sobre a importância dele para os negócios de fotografia?




A fotografia não é fundamental. Logo, o fato de você ter clientes que te contratam, consomem algo de você… festeje e muito. Mais do que aproveitar a data para lançar uma promoção com descontos, talvez a melhor coisa seja agradecer.

Talvez ao contrário de enviar só uma promoção (que você pode e deve fazer) seria uma boa enviar junto um obrigado. É o que eu pretendo fazer com esse post. Enviar para clientes. Aparecer para dizer: muito obrigado por em algum momento ter feito algum negócio comigo. E precisando, estamos aí.


A fotografia não é fundamental, mas as memórias sim

A fotografia não é fundamental. Já as memórias das pessoas… quase todas as áreas da fotografia e seus negócios mexem com vaidade, memória, emoção, status e imagem. Entender isso pode fazer muita diferença.

Eu acredito que o marketing moderno é feito e pensado para quem você quer servir. E que existe uma grande chance do seu nicho ser bem parecido com você e seu perfil. Mas de qualquer forma, você tem que se interessar por você (quem você é e como é percebido) e pelas pessoas que quer atender ou que já atendeu e curtiu.




O que dizem os grandes nomes do mercado

Steve Jobs disse certa vez: “Fique mais perto do que nunca do seu cliente. Tão perto, na verdade, que você diz a eles o que eles precisam bem antes que eles mesmos percebam” -

Ele dizia que os clientes muitas vezes nem sabem o que querem… e foi assim que ele inovou com os smartphones e em tantas outras coisas. Alias, o mentor de Jobs, Edwin Land, criou a famosa câmera instantânea ao ouvir a filha que perguntou: "papai, por que não podemos ver a foto na hora?". O resto é história. A lição aqui foi: muitas vezes a ideia do produto que vai gerar novos clientes parte de uma demanda muito pessoal. Isso ocorre até hoje...a GoPro surgiu assim...o fundador queria uma câmera de ação para filmar e fotografar suas aventuras no surfe e não tinha nada no mercado. Ou seja, o primeiro cliente pode começar com você mesmo!


Já Bill Gates disse: “Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.”

Existe até uma nova linha de conceito de marketing dos 4 C´s que coloca o cliente no centro de tudo. E faz todo o sentido. Como aplicar os 4 C’s do marketing na fotografia (enfbyleosaldanha.com)





Como manter os clientes por perto

Seth Godin (mestre do marketing moderno) diz: encontre produtos para seus clientes. Não tente empurrar seus produtos para eles. E faz todo o sentido.


A situação ideal é ter a recorrência. Como fazer para que as pessoas retornem e fiquem por perto. Comunidades (de verdade), novidades e ouvir e ajustar. Mexer em produtos e serviços com base no que as pessoas pedem. Empresas de ponta fazem isso. Um processo de melhoria constante evoluindo com as respostas de quem compra. Melhore isso, acerte aquilo. O cliente agradece e compra de novo.


Dar descontos no dia dos clientes até é uma opção, mas ela acaba sendo genérica e focada só no lado comercial. Ouvi uma vez que devemos dar descontos para quem consome sempre e não para o primeiro que aparece. Se bem que em tempos de crise… não é uma tarefa fácil.


Um agradecimento especial

Aos meus clientes e amigos e futuros consumidores eu digo: MUITO OBRIGADO!

E se eu puder ajudar com algo…confira meus produtos e serviços abaixo



Meus produtos de Inovação:


Para quem quer começar a aprender sobre IA na Fotografia >>> Fotograf.IA | NFoTo (enfbyleosaldanha.com)


Fazer parte da nova fase de valor da fotografia >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação | NFoTo (enfbyleosaldanha.com)


Meus produtos de marketing:






0 comentário
bottom of page