top of page

Como aplicar os 4 C’s do marketing na fotografia

Saiba como usar os conceitos de Consumidor, Custo, Conveniência e Comunicação para se destacar no mercado fotográfico

O marketing é uma ferramenta essencial para qualquer profissional que deseja divulgar o seu trabalho, atrair clientes e se diferenciar da concorrência. Embora o clássico do marketing sejam os 4 P´s (produto, promoção, ponto e preço), uma outra abordagem distinta é da estratégia dos 4 C´s do marketing, que são focados na visão do consumidor e nas suas necessidades e desejos. Os 4 C’s do marketing são: Consumidor, Custo, Conveniência e Comunicação. Veja como usá-los na fotografia:

  • Consumidor: O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que têm interesse no seu serviço de fotografia. Você deve saber quem são elas, o que elas buscam, quais são as suas preferências, necessidades, problemas e desejos. Assim, você pode oferecer um serviço personalizado e adequado ao perfil de cada cliente. Além disso, você pode segmentar o seu mercado e se especializar em um nicho de fotografia, como casamentos, eventos, retratos, moda etc. Isso vai ajudar a criar uma identidade para o seu trabalho e a se posicionar como uma autoridade no assunto.

  • Custo: O segundo passo é definir o custo do seu serviço de fotografia, levando em conta não só o preço que você cobra, mas também o valor que você entrega. O custo envolve todos os benefícios que o cliente recebe ao contratar o seu serviço, como a qualidade das fotos, a experiência do atendimento, a entrega dos produtos, a garantia etc. Você deve mostrar ao cliente que o seu serviço vale mais do que ele paga, gerando uma percepção positiva e uma satisfação maior. Além disso, você deve considerar os custos que o cliente tem ao contratar o seu serviço, como o tempo, o esforço, o risco etc. Você deve minimizar esses custos e facilitar a decisão de compra do cliente.

  • Conveniência: O terceiro passo é oferecer conveniência ao seu cliente, ou seja, facilidade e praticidade para contratar e receber o seu serviço de fotografia. Você deve estar presente nos canais onde o seu público-alvo está, como as redes sociais, os sites de busca, as plataformas de divulgação3 etc. Você deve criar um relacionamento com o seu cliente, interagindo com ele, tirando as suas dúvidas, enviando orçamentos etc. Você deve também oferecer flexibilidade e comodidade ao seu cliente, adaptando-se às suas necessidades e preferências em relação ao local, ao horário, à forma de pagamento etc.

  • Comunicação: O quarto passo é comunicar-se com o seu cliente de forma eficaz e persuasiva, usando as estratégias adequadas para cada etapa do processo de compra. Você deve atrair a atenção do cliente com um conteúdo relevante e de valor, que mostre o seu trabalho, as suas técnicas, as suas dicas etc. Você deve despertar o interesse do cliente com uma proposta diferenciada e única, que mostre os benefícios do seu serviço e os motivos para escolher você. Você deve estimular o desejo do cliente com depoimentos de outros clientes, que mostrem a qualidade do seu serviço e a satisfação dos seus consumidores. Você deve incentivar a ação do cliente com uma oferta irresistível, que mostre as vantagens de fechar negócio com você agora.

Os 4 C’s do marketing são uma forma de se colocar no lugar do cliente e entender as suas expectativas e necessidades. De qualquer forma, você ainda terá que olhar para os 4 P´s, afinal, você terá que entregar um produto/serviço, cobrar por isso, estar presente próximo dos seus clientes e divulgar o que faz. Contudo, os 4 C´s apresenta uma proposta interessante pela ótica dos clientes. Ao aplicá-los na fotografia, você pode criar um serviço mais atrativo e competitivo no mercado. Lembre-se sempre de que o cliente é sempre deveria ser o centro do seu negócio e que ele deve ser tratado com respeito e profissionalismo. Assim, você vai conquistar a sua confiança e a sua fidelidade.



Quer melhorar seu marketing? Conheça o Plano de MKT >>> Plano de Marketing 2023

0 comentário

Комментарии


bottom of page