top of page

Essa empresa transforma dispositivos antigos em arte para pendurar na parede

Especializada em fotos de produtos para campanhas de marketing, a empresa "pivotou" para o novo serviço que transforma dispositivos abandonados em arte





É provável que sua casa tenha alguns smartphones antigos deixados de lado e outros aparelhos eletrônicos antigos. O fato é que esses equipamentos não podem ser jogados fora como lixo comum e acabam muitas vezes ocupando espaço na casa das pessoas. Pensando em uma forma de aproveitar melhor esses itens, a empresa Xheart combinou causa ecológica e arte para lançar um serviço novo.




A ideia transforma o conceito em um modelo de negócio rentável, de acordo com o site da empresa. Fundada em 2019 como Xreart Studio, especializada em fotografia e marketing de produtos, a empresa desde então passou da fotografia para a desconstrução e enquadramento de produtos de tecnologia antigos. Xreart explica que a equipe expressou preocupação com a forma como os produtos obsoletos são destinados a aterros sanitários, contribuindo para o problema a longo prazo do lixo eletrônico. Então, quando um de seus principais fotógrafos quebrou um iPhone sem reparo, surgiu a ideia de enquadrar os componentes do smartphone.





No fim, Xreart Faz 'Arte De Desconstrução' Da Tecnologia Obsoleta. Os produtos da Xreart apresentam alguns dos dispositivos mais icônicos dos anos 2000 e 2010 em descontruídos em todas as peças. É comum ver produtos de consumo desconstruídos para fins de revisão ou reparo, mas ver um produto dessa forma como arte é único. A empresa recolhe smartphones usados e outros eletrônicos de fornecedores a granel que tradicionalmente seriam destinados ao descarte em aterros sanitário. O que a Xreart faz é limpar para depois desconstruir os dispositivos antes de montar tudo em em quadros personalizados. Componentes potencialmente perigosos - como baterias - são retidos, mas todos os outros componentes são sobrepostos e identificados pelo nome ou uso.


O resultado final é uma peça de declaração para qualquer amante ou colecionador de tecnologia, mas sobretudo o que chama a atenção é essa preocupação com um serviço que envolve algo ambientalmente amigável. Todo produto que acaba como uma obra de arte emoldurada é aquele que não acaba como lixo eletrônico em um aterro sanitário. Embora o reaproveitamento e a reciclagem sejam ótimas opções para manter o ambiente livre de lixo eletrônico, chega um momento em que os produtos não podem mais ser usados diariamente ou mesmo para peças. Quando essa hora chegar, é melhor ver esses produtos tecnológicos resgatados e transformados em arte do que acabar como outra preocupação com o meio ambiente do planeta. Bela ideia na diversificação do negócio da Xreart.


0 comentário
bottom of page