top of page

Como foi a Masterclass NFoTo presencial: um dia de imersão na nova fase da fotografia

Leo Saldanha pouco antes do início da Masterclass

No dia 24 de maio de 2023, aconteceu no Museu Catavento em São Paulo a Masterclass NFoTo presencial, um evento inovador que reuniu fotógrafos e fotógrafas interessados em conhecer e explorar as novas tecnologias que estão transformando o mercado da fotografia.



A Masterclass NFoTo foi ministrada por Leo Saldanha, autor do único livro do Brasil sobre marketing na fotografia e fundador do NFoTo, uma comunidade online com mais de 85 membros que estão na vanguarda da fotografia digital.


O objetivo da Masterclass NFoTo foi abordar dois temas principais: a fotografia blockchain e a inteligência artificial. A fotografia blockchain é uma forma de registrar, proteger e monetizar as imagens na internet usando a tecnologia blockchain, que é uma espécie de autenticação e registro digital distribuído e imutável que garante a autenticidade e a propriedade das transações.


O fotógrafo Felipe Bussadori demonstrando o Midjourney que já faz parte de sua rotina. Ferramenta segundo ele "é uma câmera" para esse novo mundo da fotografia

A inteligência artificial é uma forma de criar, colaborar e divulgar as imagens na internet usando algoritmos e sistemas que simulam a capacidade humana de aprender, raciocinar e resolver problemas. Algo que na fotografia vem ganhando cada vez mais força. E que nos próximos meses vai avançar ainda mais.


Durante a Masterclass NFoTo, os participantes puderam aprender sobre:

  • As últimas tendências e inovações e seus impactos para a fotografia;

  • Os conceitos básicos e os benefícios da fotografia blockchain;

  • Os casos de sucesso e as oportunidades da fotografia blockchain;

  • As ferramentas e as plataformas para criar e vender NFTs (tokens não fungíveis) de fotografias;

  • Os conceitos básicos e os benefícios da inteligência artificial;

  • Os casos de sucesso e as oportunidades da inteligência artificial;

  • As ferramentas e as plataformas para usar a inteligência artificial na fotografia;

  • A demonstração do Midjourney, uma plataforma que usa inteligência artificial para facilitar a colaboração e a criação na fotografia;

  • As questões do marketing para essa nova fase da fotografia;

  • O que é o NFoTo e como fazer parte dessa comunidade.

Além de aprender sobre esses temas, os participantes também puderam interagir com o Leo Saldanha e com os outros membros do NFoTo, trocando experiências, dúvidas e ideias sobre a nova fase da fotografia.


Foi um dia inteiro de imersão, aprendizado e networking, que deixou todos os participantes empolgados e motivados para entrar nessa nova era da fotografia digital.


E para você que não participou presencialmente da Masterclass NFoTo, não tem problema. Você ainda pode entrar para essa comunidade e ter acesso a todo o conteúdo ministrado na Masterclass e muito mais.


Ao se tornar um membro NFoTo, você terá acesso a:

  • Mais de 40 horas de conteúdo sobre fotografia blockchain, inteligência artificial e marketing na fotografia;

  • Encontros frequentes online com o Leo Saldanha e com os outros membros do NFoTo;

  • A possibilidade de participar da coleção NFoTo, que permite aos membros mostrarem suas obras na coleção para o mundo todo.

Não perca essa oportunidade de se juntar ao NFoTo e entrar na nova fase de valor da fotografia. Clique no link abaixo e saiba mais:



Não deixe essa chance passar. Garanta já o seu lugar no NFoTo e dê um salto no seu negócio de fotografia.


Espero que esse texto tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos fotógrafos. Se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. E se você quer saber mais sobre a nova fase da fotografia, continue acompanhando o meu blog. Até a próxima! 😉


Prefere algo mais exclusivo? Então conheça o NFoTo 1/1

1 comentário
bottom of page