top of page

Autenticidade: a palavra mais valiosa para orientar seu marketing e sua fotografia em 2024

Autenticidade é a expressão da sua personalidade, da sua criatividade e da sua paixão. Autenticidade é a forma de se conectar com as pessoas, de gerar confiança, de criar valor e de fazer a diferença

Em um mundo cada vez mais dominado pela inteligência artificial, onde as imagens podem ser manipuladas, editadas e até mesmo criadas do zero por algoritmos, como se destacar como um fotógrafo profissional? Como transmitir aos seus clientes e ao seu público que o seu trabalho é único, original e verdadeiro? Como vender experiências humanas, reais e que são retratadas por um fotógrafo humano e real?

A resposta é simples: autenticidade. Mas isso não quer dizer que seja fácil.


Autenticidade é a capacidade de ser fiel a si mesmo, aos seus valores, ao seu estilo e à sua visão. Autenticidade é a expressão da sua personalidade, da sua criatividade e da sua paixão. Autenticidade é a forma de se conectar com as pessoas, de gerar confiança, de criar valor e de fazer a diferença.

Mas como ser autêntico no seu marketing e na sua fotografia?

Seth Godin, um dos maiores nomes do marketing moderno, diz que o marketing é uma forma de contar histórias. E as melhores histórias são aquelas que são verdadeiras, relevantes e emocionantes. Histórias que fazem as pessoas se identificarem, se envolverem e se transformarem.


Simon Sinek, outro grande pensador do marketing, diz que as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz. Ele defende que o propósito é o que motiva as pessoas, o que as inspira, o que as faz agir.


Portanto, para ser autêntico no seu marketing e na sua fotografia, você precisa contar a sua história, o seu porquê, o seu propósito. Você precisa mostrar quem você é, o que você faz, como você faz e para quem você faz. Você precisa mostrar o seu diferencial, o seu valor, o seu impacto.


Você precisa mostrar a sua autenticidade. Olhar mais para você e só depois para o mercado.



E como fazer isso na prática?


Aqui vão algumas dicas:

  • Intenção: se você não tiver a intenção real de avançar e melhorar seu marketing não vai adiantar nada. Você precisa ser intencional quanto ao seu marketing na fotografia. Entender que é algo para fazer parte da rotina e que vai fazer a diferença entre você continuar ou não nesse mercado

  • Defina a sua missão, a sua visão e os seus valores como fotógrafo. O que você quer alcançar, como você quer ser reconhecido e o que você considera importante.

  • Crie um portfólio que reflita o seu estilo, a sua personalidade e a sua qualidade. Escolha as suas melhores fotos, as mais significativas, as mais impactantes. Mostre a sua diversidade, a sua versatilidade e a sua originalidade.

  • Crie um site, um blog, um canal, uma rede social ou qualquer outra plataforma que você possa usar para divulgar o seu trabalho, para interagir com o seu público, para gerar conteúdo de valor. Use esses meios para mostrar o seu processo, os seus bastidores, os seus desafios, as suas conquistas, as suas dicas, as suas opiniões, as suas histórias.

  • Crie uma marca pessoal que seja coerente, consistente e memorável. Escolha um nome, um logo, uma paleta de cores, uma fonte, um slogan, um tom de voz, um estilo de comunicação que representem você e o seu trabalho. Use esses elementos para criar uma identidade visual e verbal que se destaque e que seja reconhecida.

  • Crie uma proposta de valor que seja clara, atrativa e diferenciada. Explique o que você oferece, para quem você oferece, como você oferece e por que você oferece. Mostre os benefícios, as vantagens, os resultados, os depoimentos, as provas sociais que comprovem o seu valor.

  • Crie uma estratégia de marketing que seja eficaz, eficiente e ética. Defina os seus objetivos, o seu público-alvo, o seu mercado, os seus canais, as suas ferramentas, as suas ações, as suas métricas, os seus indicadores, os seus ajustes. Use o marketing para atrair, converter, relacionar, vender, fidelizar e encantar os seus clientes.


Essas são apenas algumas ideias de como você pode ser autêntico no seu marketing e na sua fotografia em 2024. Mas lembre-se: não há uma fórmula mágica, nem uma receita pronta.


Para ser autêntico no seu marketing e na sua fotografia, você também precisa pensar em uma estratégia e mapear os seus diferenciais. Você precisa estudar o posicionamento de outros colegas no mercado e observar o que você acredita e tem de distinto para entregar uma proposta que encaixe algo que não está sendo oferecida no mercado. Você precisa colocar no papel, rever com frequência e estabelecer metas e objetivos para esse ano e inclusive de olho no futuro. E por fim, você precisa definir duas coisas importantes: qual é o seu problema de marketing (preço, marca, etc) e qual é o seu grande anseio (reconhecimento, impacto na vida das pessoas, etc). Esses são os elementos que vão orientar as suas ações, as suas decisões e as suas mensagens. Esses são os elementos que vão mostrar a sua autenticidade.


O que funciona para um pode não funcionar para outro. O que importa é que você seja você mesmo, que você faça o que você ama, que você se orgulhe do que você faz e que você faça a diferença na vida das pessoas.


Com o avanço da IA, autenticidade é a palavra mais valiosa para orientar o seu marketing e a sua fotografia em 2024 (inclusive se você usa IA na sua fotografia). Ser autêntico é uma crença valiosa para orientar a sua vida.


A propósito, dia 29/01 começa a Semana do Marketing para Fotógrafos(as). 30 minutos por dia de segunda a sexta sempre às 19:30. E você ainda recebe o Novo Plano de Marketing 2024 + Guia Fotograf.IA + NFoTo. Que tal acertar de uma vez por todas seu marketing na fotografia? saiba mais >>> Semana do Marketing para Fotógrafos(as) - 29/1 a 2/2 (enfbyleosaldanha.com)


0 comentário
bottom of page