top of page

Xiaomi mostra smartphone que aceita lentes Leica (série M)

Modelo Xiaomi 12S Ultra ainda é um conceito, mas já faz barulho na imprensa internacional




Você usaria uma lente da sua câmera em um smartphone se isso fosse possível?


A notícia repercute em sites de tecnologia e de fotografia internacionais. Aqui no Brasil, sou o primeiro a dar a notícia!


A fabricante chinesa Xiaomi mostrou um modelo conceitual que aceita lentes Leica (M). O Xiaomi 12S Ultra concept edition.





Vale lembrar que a Xiaomi lançou esse ano o modelo 12S Ultra que já conta com uma das melhores câmeras do mundo em smartphones. Com sensor IMX989 na câmera principal de 50MP. O Xiaomi 12S Ultra vem com o poderoso processador Snapdragon 8+ Gen 1 e ainda 12 GB de memória RAM e de até 512 GB de capacidade no armazenamento interno. Tela Amoled de 6,7 polegadas. Na parte fotográfica conta com câmara traseira com um sensor ultrawide de 48 megapixéis e um telefoto periscópio de 48 megapixéis com zoom ótico de 5x.





A versão adaptada anunciada tem uma única alteração: um anel que fica na área da câmera e que serve justamente para encaixar as lentes Leica. Desenvolvido em parceria com a fabricante alemã de câmeras, esse protótipo conta com dois sensores de 1 polegada bem robustos e que vem com tecnologia que previne arranhões na hora de trocar a lente.


Não existem mais detalhes sobre outros recursos. Contudo, o vídeo teaser publicado pela empresa mostra que as lentes tem abertura de f/1.4-f/16 e outras funções que aparecem rapidamente no vídeo. Como melhorias de foco e 10-bit RAW (suporte para esse formato).





De acordo com a Xiaomi, acoplar uma objetiva de tamanho real a um smartphone transforma este em “uma ferramenta profissional” para a captação de fotos, ao oferecer recursos como “profundidade de campo autêntica”, ao invés de funcionalidades de desfoque de fundo, baseados em software, como acontece atualmente na maioria dos smartphones.





Não existe qualquer informação se esse protótipo chegará ao mercado e também não foram compartilhadas fotos criadas com esse dispositivo.


Em tempo: Sony e outras fabricantes já fizeram versões como essa inclusive com lançamento no mercado e nenhuma delas se consolidou no mercado. Contudo, nunca ocorreu uma tentativa dessas para uma marca tão icônica e com foco claro nos fotógrafos profissionais.






0 comentário
bottom of page