top of page

Samsung e a polêmica com as fotos "fakes" da Lua






Caso repercute nesta semana. Um post viral no Reddit revelou quanto processamento as câmeras da empresa se aplicam às fotos da Lua. Algo que gera ainda mais debate sobre o que é real e falso na era da fotografia com IA


Um post recente no Reddit mostrou em termos o quanto a fotografia computacional gera polêmica. Já que segundo os testes publicados, as fotos são fakes. O problema para muitos é que a marca usa esse diferencial nas propagandas e nas fotos de divulgação com imagens perfeitas da Lua criadas pelo smartphone S23.


Por outro lado, especialistas e usuários dizem ver um exagero. Já que até bem pouco tempo o próprio uso do Photoshop era considerado um ato contra o realismo da fotografia. O fato é que ter bom senso sempre ajuda.





O que aconteceu neste caso? O teste dos smartphones da Samsung conduzido pelo usuário do Reddit u/ibreakphotos mostrou tudo na prática. Para tanto eles criaram uma foto intencionalmente borrada da Lua, exibiram-na em uma tela de computador e, em seguida, fotografaram essa imagem usando um Samsung S23 Ultra. E o teste "fala" por si só. O que o S23 Ultra fez foi adicionar detalhes que simplesmente não estavam presentes antes. Não houve upscaling de pixels borrados e nenhuma recuperação de dados aparentemente perdidos. Havia apenas uma Lua nova e para muitos falsa.


Vale destacar que o recurso Space Zoom da Samsung já gera polêmica com esse "ajuste" desde 2020.


A Samsung se posicionou:


A marca disse que usa a "função de melhoria de detalhe" para "efetivamente remover o ruído e maximizar os detalhes da lua para completar uma imagem brilhante e clara da lua" (ênfase adicionada). Para muitos a resposta foi um tanto vaga.


No fim, o que incomodou muitos blogs de tecnologia e usuários é a parte do marketing. Basta assistir ao vídeo abaixo para entender melhor...


2023 é o ano da inteligência artificial na fotografia. Não resta dúvida disso, basta ver as notícias frequentes e os avanços neste sentido. Para fotógrafos e o mercado da imagem...devemos ver transformações consideráveis em questões de comportamento e quem sabe até no que é real e falso em uma fotografia. E você? o que acha disso?






O site 9to5Mac também abordou o assunto mas com uma abordagem distinta. Veja abaixo:


As fotos da lua tiradas com o Galaxy S23 Ultra são falsas? Não é bem assim


As câmeras de smartphones melhoram a cada ano, mas os sensores compactos ainda têm muitas limitações, especialmente quando se trata de fotos no escuro e zoom. A Samsung foi uma das primeiras a adicionar uma lente periscópio aos seus smartphones para um melhor zoom. Com esta lente, os usuários podem até tirar fotos da lua com seu telefone. Mas isso se tornou uma controvérsia, pois alguns usuários questionaram se essas fotos são de fato reais. E eu digo que sim.


Câmeras modernas de smartphones e IA


Agora é impossível falar sobre câmeras de smartphones sem mencionar as melhorias feitas pela inteligência artificial. Praticamente todos os fabricantes de telefones, da Apple ao Google e à Samsung, usam IA para melhorar as fotos tiradas pelos usuários. Essa tecnologia pode mitigar a falta de um sensor de câmera grande em muitos casos.


Por exemplo, a Apple introduziu o Deep Fusion e o Night Mode com o iPhone 11. Ambas as tecnologias combinam as melhores partes de várias imagens com IA para resultar em uma foto melhor quando há pouca ou nenhuma luz. O iPhone e outros smartphones também usam IA para tornar o céu mais azul, a grama mais verde e a comida mais atraente.


Alguns telefones fazem isso de forma mais agressiva, outros menos. Mas o fato é que quase todas as suas fotos tiradas com smartphones nos últimos anos têm algum tipo de modificação feita por IA. Você não está realmente capturando o que está vendo com os olhos, mas o que seu smartphone acha que ficará melhor em uma foto digital.




Participe dos meus canais de transmissão no Instagram para ficar por dentro de tudo >>> canais de transmissão no Instagram


Precisando acertar o seu marketing ou se reposicionar? Conheça o Plano de Marketing 2023? Eu Quero Meu Plano de Marketing


Antecipe-se a grande transformação da fotografia com a nova fase blockchain. Faça parte do NFoTo e comece a avançar nessa nova fronteira do mercado - Quero ser Membro NFoTo


Assine a newsletter grátis Spotlink e receba as notícias desse site no seu email - Quero ficar por dentro com Spotlink - Newsletter



0 comentário
bottom of page