top of page

Resultados da Pesquisa: IA - Fotograf.IA/FotoClube Câmera & Luz

Pesquisa feita durante várias semanas visando entender como fotógrafos(as) veem a tecnologia da inteligência artificial na fotografia


Nas últimas semanas fizemos essa pesquisa em parceria com o FotoClube Câmera & Luz para entender o grau de conhecimento e interesse quanto a tecnologia da inteligência artificial na fotografia.


A propósito, farei uma nova rodada de avaliação dos números com a participação de outros profissionais respondendo. E deixo aqui fica o convite para você participar respondendo a pesquisa neste link >>> PESQUISA IA NA FOTOGRAFIA


Os resultados estão abaixo:











Considerações dos fotógrafos participantes da pesquisa de forma anônima:


  • Ferramentas ligadas a tecnologia sempre causam discussões, mas a IA já existe há muito tempo, só vem sendo aperfeiçoada. Temos que aprender a conviver e saber utilizar para facilitar nossa vida e nossas atividades.

  • Tenho interesse sobre ferramentas que poderiam auxiliar na agilidade do fluxo de edição e seleção de fotos, além de controles financeiros e organizacionais.

  • Já utilizamos IA de forma automática nos celulares, nos editores de imagem como PS e LR, e acredito no uso da IA como parceiro e facilitador nas tarefas de edição de fotografia.

  • Confesso que sou meio cético em relação à essas novidades da moda. Até porque, por ser novidade e ser da moda, muito se fala sem conhecimento do assunto. Prefiro me informar mais e aguardar.

  • Acredito que a IA não substitui o artista, uma vez que a IA é um recurso lógico, e o ser humano tem o sentimento

  • Acredito para o ramo publicitário o impacto negativo é maior pois não será mais necessário grandes produções para criar folders, mas nunca irá substituir o registro de um evento, seja ele qual for, ainda será necessário alguém com conhecimento para registrar casamentos, aniversários , batizados, etc...

  • É um caminho sem volta como muitos outros na tecnologia.

  • Na pergunta sobre IA ser aliada, eu fiquei na dúvida se respondia a primeira ou a 2a opção (Concorrente, pois pode substituir ou superar os fotógrafos humanos em qualidade e criatividade). Tudo vai depender como as leis andarem. É ainda bem que não precisamos de lei pra isso aq, pq as IAs importantes são gringas e lá fora essas coisas (lei, fiscalização, impostos sobre criações...) são bem feitas.

  • Uma técnica nova, com pontos positivos e negativos como outra qualquer. Depende do finalidade e da ética do usuário.

  • Inteligência artificial, pode ser uma ferramenta, não devemos ter medo da inovação, no final o talento e dedicação vai superar qualquer ferramenta.

  • ...temos que sempre nos preparar as novas tecnologias e ferramentas, o uso vai depender de cada demanda e aplicação!!

  • A IA pode ser uma aliada poderosa para o workflow do fotógrafo em catalogação e edição porém, imagens geradas por IA não devem ser comparadas com a arte da fotografia, pois ela excluiu o o cerne da arte, que é a visão humana


Minha opinião - A IA generativa está só dando os primeiros passos na fotografia (desde 2022) e vai avançar muito mais nos próximos meses e anos. Aliás, leia isso >>> Fotograf.IA: já parou para pensar que a IA está só começando na fotografia (enfbyleosaldanha.com)


O fato é que ainda existe muito desconhecimento sobre o tema, mas nota-se (a julgar pela pesquisa) o interesse em entender e aproveitar a tecnologia seja para criar mais e melhor ou para ganhar tempo. O ritmo das inovações neste setor com a IA é estonteante e vai seguir assim oferecendo oportunidades e ao mesmo tempo desafiando fotógrafos(as) das mais variadas áreas da fotografia.




Faça parte do Fotograf.IA. Mais do que um ebook com grupo Vip, uma comunidade voltada para a revolução e o avanço da IA na fotografia. São mais de 16 horas de conteúdo em vídeo, ebook com 320 páginas e dois grupos com mais de 150 membros para acompanhar e interagir com IA na fotografia. Participe clicando aqui >>> Faça parte da iniciativa Fotograf.IA e turbine seu negócio e sua arte na fotografia


Quer se conectar com inovação na fotografia? Participe do grupo NFoTo >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação


Precisando de ajuda com seu marketing na fotografia? Conheça o Novo Plano de Marketing 2024 >>> Plano de Marketing 2024 

0 comentário

コメント


bottom of page