top of page

Refik Anadol cria realidades alternativas com dados na esfera gigante de Las Vegas

Clássico e Futurista: Refik Anadol inaugura programa de arte no imponente Sphere em Las Vegas (a tela LED com a maior resolução do mundo)

Foto: divulgação Refik Anadol


O artista digital Refik Anadol irá inaugurar o programa de arte Exosphere com sua escultura de dados de inteligência artificial chamada “Machine Hallucinations: Sphere” no exterior do Sphere em Las Vegas. O Sphere é um local de eventos em forma de globo que será inaugurado em 29 de setembro com uma série de concertos do U2. A escultura será exibida em um enorme painel LED programável de 580.000 pés quadrados que envolve o edifício futurista, também conhecido como “Exosphere”.


Foto: divulgação Refik Anadol


A obra de Refik é composta por dois capítulos que se alternam, cada um com diferentes formas, cores e velocidades, criando abstrações animadas em grande escala que se inspiram no espaço sideral, na natureza e no ambiente urbano. O primeiro capítulo usa cerca de 1,1 milhão de imagens disponíveis publicamente tiradas por satélites e espaçonaves, incluindo da Estação Espacial Internacional e do telescópio Hubble da NASA. O segundo capítulo usa cerca de 300 milhões de imagens disponíveis publicamente de flora e fauna de parques nacionais em todo o mundo, bem como conjuntos de dados sobre vento, velocidades de rajada, precipitação e pressão do ar coletados por sensores de vento em Las Vegas.


Obra já foi levada para outros locais...


De acordo com o artista, a obra “Machine Hallucinations: Sphere” não é muito diferente do seu trabalho anterior, mas a tela incomum exigiu “um novo pensamento e novos algoritmos”. O artista usou pesquisas semelhantes em inteligência artificial para criar a obra, mas foi necessário uma abordagem única para atender aos requisitos complexos da superfície e engenharia da Exosphere. O resultado é uma obra que desafia as percepções convencionais sobre arte e arquitetura.




O Sphere é um local futurista que custou mais de US$ 2 bilhões para ser construído e foi projetado pelo estúdio arquitetônico global Populous. O interior do local será usado para filmes, shows ao vivo, eventos esportivos e competições de videogame, entre outras coisas. Ele apresenta a tela LED com a maior resolução do mundo que também é projetada para envolver completamente a audiência . O áudio semelhante a um feixe laser direcionará o som para áreas individuais para que um grupo possa ouvir um filme ou show ao vivo em um idioma enquanto outra seção o ouve em outro - sem qualquer sobreposição de áudio. As audiências podem experimentar condições ambientais como vento, calor, umidade ou aromas. O espaço também usa haptics avançados para que os espectadores sintam sensações físicas ocorrendo na tela, como dirigir sobre um buraco irregular.


Lua Azul foi destaque no telão! efeito impressionante


O cineasta Darren Aronofsky criou um filme imersivo chamado “Postcard From Earth” para o Sphere. A estreia mundial do híbrido narrativo-documentário acontece em 6 de outubro e apresenta cenas de todos os continentes. Como Aronofsky descreveu, o filme é “uma jornada sci-fi profunda em nosso futuro enquanto nossos descendentes refletem sobre nossa casa compartilhada”.



Refik Anadol foi escolhido como “a escolha perfeita para o primeiro artista” do programa Exosphere por Guy Barnett da Sphere Entertainment. A equipe internacional inclui artistas emergentes e estabelecidos . Anadol criou o cenário do palco dos Grammys deste ano e teve sua primeira grande exposição individual na galeria Jeffrey Deitch em Los Angeles este ano. A exposição apresentou suas “pinturas vivas” geradas por IA . Ele também projetou seu trabalho “WDCH Dreams” na fachada da Walt Disney Concert Hall no outono de 2018 para uma instalação pública de arte com duração de uma semana marcando a temporada centenária da Filarmônica de Los Angeles em 2018-19.



Refik Anadol é um artista digital turco que cria obras de arte usando inteligência artificial e algoritmos de aprendizado de máquina. Ele é conhecido por suas esculturas de dados que transformam informações em experiências visuais e sonoras. Anadol já teve seu trabalho exposto em várias galerias e museus, incluindo o Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova York. Ele também é um defensor da tecnologia blockchain e criou várias obras de arte baseadas em NFTs (tokens não fungíveis). No fim, ele é um dos grandes expoentes da nova fase da arte digital que combina IA e NFTs.


Assine a melhor newsletter (grátis) de fotografia do Brasil >>> Spotlink - Newsletter


Faça parte da nova fase de valor da fotografia. Conheça e entre para o NFoTo >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação | NFoTo (enfbyleosaldanha.com)


Se você é um fotógrafo ou fotógrafa que deseja se atualizar e se destacar no mercado de fotografia, o Guia Fotograf.IA é uma ferramenta essencial. Com este guia, você pode aprender a usar a IA para criar fotos incríveis, melhorar suas imagens e diversificar seu conteúdo. Além disso, o Guia Fotograf.IA também oferece orientação inicial para ajudá-lo a dar os primeiros passos com IA na fotografia. Não perca esta oportunidade de se destacar no mercado de fotografia. Adquira o Guia Fotograf.IA hoje mesmo. Saiba mais aqui >>> Fotograf.IA








0 comentário
bottom of page