top of page

Por que o TikTok faz sucesso e como os fotógrafos podem se beneficiar disso?

Atualizado: 9 de set. de 2022

O app mais baixado dos últimos anos segue avançando também no Brasil e a era dos vídeos rápidos muda o comportamento dos consumidores





A razão para investir no TikTok (e no Reels) é clara: sem fazer uso desse recurso dos vídeos rápidos o alcance orgânico inexiste. Ou seja, como conteúdos recentes publicados aqui já mostraram, usar os vídeos de 15 a 30 segundos faz com que o negócio de fotografia tenha visibilidade em um momento que todos lutam para aparecer. Veja mais aqui: 3 motivos para investir nos vídeos rápidos para fazer o marketing na fotografia


O TikTok virou sinônimo de produto e até mesmo matérias internacionais usam o termo "TikTok" para se referirem ao Reels por exemplo.


Por que TikTok faz sucesso?


O app é mais generoso na entrega do conteúdo e muitos até dizem não se tratar de uma rede social, mas sim um espaço online de conteúdos com característica de cauda longa. E mais: a própria empresa diz que o aplicativo é uma plataforma de entretenimento. Algo mais próximo nesse sentido do YouTube do que do Instagram e Twitter por exemplo.


E enquanto um recurso-chave de uma rede social é a capacidade de se conectar diretamente com outras pessoas, os dados mostram que apenas 15% relatam usar o TikTok para fins diretos de comunicação entre usuários. Apenas 33,9% dos usuários do TikTok publicam conteúdo na plataforma, em comparação com 69,9% dos usuários do Instagram que publicam suas próprias fotos e vídeos.


Como fotógrafos podem se beneficiar disso?


1 - O app TikTok avança com força no Brasil e já conta com mais de 74 milhões de usuários por aqui (janeiro/2022). Grandes marcas e consumidores de todas as faixas etárias já estão usando o aplicativo.


2 - Ele serve para gerar conteúdo até para outras redes. Alguns usuários compartilham os vídeos criados no aplicativo em outras redes sociais com bons resultados. Ou ao menos se inspiram no que criaram no TikTok para depois replicar no Instagram seguindo o mesmo formato e estilo.


3 - O vídeo rápido como parte de uma estratégia maior. São poucos segundos para passar uma mensagem, mas quando o empreendedor consegue isso acaba tendo bons resultados de branding, marketing e influência.


Ao contrário do que muitos imaginam, o TikTok não é mais sobre dancinhas e só besteiras (embora isso também faça parte). Hoje, fotógrafos experientes e novos talentos vem usando o app para mostrarem seus trabalhos de uma forma dinâmica, animada e sem deixar a fotografia de lado.


Se você quer entender mais sobre esse universo dos vídeos rápidos e do TikTok/Reels para fotógrafos(as) então participe da nova atividade do Clube do Marketing da Fotografia clicando aqui: TikTok/Reels para Fotógrafos(as)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page