top of page

3 motivos para entrar no jogo do marketing na fotografia

Uma dica: saber que está jogando mesmo sem querer já é um primeiro passo importante





O negócio da fotografia vai envolver marketing mesmo que você não queira. Como assim? Simples, as pessoas tem uma percepção da sua marca e tudo o que envolve o que você fez até aqui. E mais: marketing é sobre atrair e manter clientes. Logo, não tem como não estar neste jogo.


O jogo do marketing da fotografia é feito de vários jogadores:


1 - Time 1 (a maioria) - os que não sabem que estão jogando

2 - Time 2 (outra grande parte) os que sabem que estão jogando

3 - Time 3 (não são tantos, mas impactam o ramo) os que não só sabem, mas ditam as regras de acordo com o humor do mercado


As 3 dicas são bem diretas:


1 - Entenda em qual perfil de jogador você se encontra para não ficar perdido. Se você não sabe é bem provável que esteja no time 1 (dos que não sabem que estão jogando). Entender seu perfil vai te ajudar a encontrar algum caminho. Melhor saber que está jogando e então tomar algumas medidas para tentar mudar sua situação nesta partida.


2 - Jogar o jogo todo mundo joga, o problema é copiar os lances dos outros. O problema é quem dita as regras. Se você sabe que está jogando o que vai fazer? Vai deixar as coisas acontecerem naturalmente sabendo que é uma disputa? Ou vai entrar na "ação"? Os que sabem que estão jogando só levam vantagem em relação aos do time 1. Sabe o motivo? Os jogadores do time 2 jogam copiando aos parceiros do próprio time ou tentando copiar os do time 3 (que ditam as regras do jogo).


3 - Quem dita o jogo é referência. O jogo do marketing da fotografia é ditado por poucos. Não é fácil estar nesta posição, até porque você sempre pode ser copiado, mas o mais difícil é chegar ao nível de referência que justamente faz com que você consiga "ditar" os rumos da disputa. Importante: o jogo do marketing é distinto do jogo do mercado (porque esse é incontrolável por envolver questões externas macro). Poucos são os jogadores nesse time de alto impacto e altamente competitivo.


Dentro de cada um desses times poderíamos inserir mais perfis de jogadores, mas deu para ter uma ideia de como as coisas estão. Se você conseguir se mover do time 1 para o time 2, melhor. O grande objetivo deve ser chegar no time 3 que é de mais valor. Seja em relação a marca, estilo e posicionamento de mercado.


Se você quiser mudar o jogo do seu marketing na fotografia conte com o Plano de Marketing 2023. Saiba mais aqui >>> Plano de MKT 23


A propósito, participe da Semana do Marketing para Fotógrafos(as) - de 6 a 10 de fevereiro. Clique aqui e saiba mais >>> Semana do MKT




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page