top of page

Photobucket Pode Revolucionar Treinamento de IA com Acervo de 13 Bilhões de Imagens

Em busca de inovação, a antiga gigante de hospedagem de imagens pode se tornar uma peça chave para o avanço da inteligência artificial


Patrocínio: Alboom + Fotto


O Photobucket, conhecido portal de hospedagem de imagens que teve seu auge nos anos 2000, está em negociações para licenciar seu imenso acervo de 13 bilhões de fotos e vídeos. Essa iniciativa visa contribuir para o treinamento de modelos de inteligência artificial, o que inclui desde fotos de férias constrangedoras até imagens mais profissionais.


Atualmente buscando novos horizontes, a empresa conversa com diversas firmas tecnológicas para potencializar seus conjuntos de dados e aprimorar as capacidades de IA. Esse movimento é reflexo de uma tendência maior, onde grandes empresas de tecnologia buscam quantidades massivas de conteúdo para aprendizado de máquina.



Para o Photobucket, que já foi um peso-pesado no setor fotográfico e contou com até 70 milhões de usuários em seu auge, mas que recentemente viu seu número de usuários cair para dois milhões, essa pode ser uma oportunidade de recuperação financeira.


Ted Leonard, CEO da Photobucket, revelou à Reuters que está em discussão sobre as taxas de licenciamento de fotos e vídeos com várias empresas de tecnologia. As taxas variam significativamente, indo de cinco centavos a mais de um dólar americano por foto, e ultrapassando esse valor por vídeo, a depender do comprador e do tipo de imagem desejado.


Leonard mencionou que as empresas têm solicitado quantidades muito superiores às disponíveis nos bancos de dados atuais. Um dos clientes chegou a pedir um bilhão de vídeos, número superior ao que o site possui em seu acervo.


Em outubro passado, o Photobucket atualizou seus termos de serviço, permitindo à empresa “direitos irrestritos” para vender conteúdo carregado pelos usuários para fins de treinamento de IA. Com um arquivo impressionante de 13 bilhões de fotos e vídeos, o Photobucket pode estar sobre uma mina de ouro de conteúdo avaliada em bilhões de dólares, o que pode causar desconforto entre muitos de seus membros de longa data.


Leonard vê essa estratégia como uma alternativa aos anúncios, sendo este o meio pelo qual o Photobucket pode continuar oferecendo contas gratuitas. Contudo, ele ressalta: “Precisamos pagar nossas contas.”



A propósito, se quiser ajuda com seu marketing na fotografia participe desta atividade >>> Desmistificando o Marketing na Fotografia: Aulão Interativo ao vivo na Próxima Terça com Ebook Exclusivo (enfbyleosaldanha.com)


Se quiser ler e aprender sobre marketing na fotografia em 2024 >>> ebook MKT para fotógrafos(as) | NFoTo (enfbyleosaldanha.com)


Se quiser um plano para acertar seu rumo >>> Plano de Marketing 2024 | NFoTo (enfbyleosaldanha.com)

0 comentário

Comments


bottom of page