top of page

Phenomena: uma agência de fotografia com foco em marcas de luxo

Fotógrafos membros são ex-alunos da renomada Magnum e querem levar o poder das histórias visuais autênticas para as marcas





2023 será mais um ano em que o marketing será voltado para o autêntico. As marcas, pessoas e organizações em geral estão buscando isso. Então é bacana ver uma nova iniciativa como essa.


Com sede em Paris, e fotógrafos que foram aprendizes da celebrada Magnum, Phenomena busca oferecer o melhor em talentos visuais para marcas de luxo. Com um time de seis artistas multidisciplinares, cada um com diversas origens. Do cinema, ao documentário e ao autoral.





"A maioria das agências é a mesma", diz a fundadora Sarah Mahini. O objetivo da Phenomena é "criar uma ponte entre as marcas de moda de luxo e as artes, criando conteúdo significativo em um mundo saturado de imagens".


Segundo matéria da Forbes, Mahini já representou talentos como Martin Parr, Craig McDean e Mario Sorrenti na Katie Backer e, mais recentemente, na Magnum.





"Com as marcas, há um desejo de contar histórias reais", explica ela. "É mais representativo e interessante ter fotógrafos que realmente falam com seu público, então a ideia não é apenas trabalhar com fotógrafos de moda, mas com artistas que realmente têm algo a dizer."


Phenomena representa a fotografia comercial de Pierre-Ange Carlotti, Gaspar Noé, Diana Markosian, Amanda Charchian, Nabil e Fenn O'Meally, em todo o mundo, tudo com exclusividade. "Todos eles fazem algo que está um pouco errado e realmente usam sua própria voz", diz Mahini.


Um dado curioso, a maior parte da lista de fotógrafos do time clica com filme. Embora uma vez as marcas tenham recusado a ideia de abandonar o controle oferecido pela fotografia digital, "houve uma enorme mudança na indústria de volta ao ofício de fazer imagens", observa ela.





Pierre Ange Carlotti provocativo, movido pela juventude, muitas vezes sexualmente carregado de imagens encontrou o favor de Saint Laurent, para o qual ele dirigiu um curta em setembro para celebrar seu pop up de Paris com a celebridade de Los Angeles Sushi Park.


Gaspar Noé, cujos filmes como Irreversível, Enter The Void e Lux Aeterna com Charlotte Gainsbourg em colaboração com Saint Laurent foram todos selecionados em várias edições do Festival de Cannes.


Fenn O'Meally dirigiu filmes para algumas das maiores marcas do mundo, incluindo Nike, Burberry, Louis Vuitton, Chanel, Dior, Prada e Miu Miu. Mais recentemente, ela foi nomeada Diretora a Assistir no Ad Age Creativity Awards 2021.


A fotógrafa formada em arte Amanda Charchian trabalhou em projetos de fotografia e filmes para Gucci, Cartier e Bulgari ao lado de músicos como Billie Eilish e Alicia Keys.


As imagens da documentarista Diana Markosian foram exibidas no Moma em São Francisco com um curta-metragem estreado no Tribeca Film Festival, além de projetos para a National Geographic, Time Magazine e Vanity Fair.


Nabil colabora com artistas de Travis Scott e Kanye West para The Weeknd e Kendrick Lamar. Trabalhou em projetos de cross media para Puma, Nike, Coca-Cola e adidas.


Quatro membros da lista da Phenomena estão trabalhando em um projeto de livro coletivo encomendado por uma marca de luxo.


Mahini enfatiza que a agência não se trata apenas de engajar marcas para campanhas, mas também de apoiar projetos de arte. No entanto, ela também enfatiza a importância de escolher os projetos certos. "É importante dizer não. Para realmente proteger a energia criativa de um artista e como eles a usam."


Para mim está cada vez mais claro que projetos comerciais e autorais vão se misturar. E que empresas e pessoas em geral vão buscar iniciativas como essa para as mais variadas funções.


A propósito, prepare-se para 2023 com o Plano de Marketing 2023. E aproveita pois essa é a última semana antes da virada de preços. Última semana para garantir seu Plano de Marketing 2023 ou NFoTo antes da virada de preços

0 comentário
bottom of page