top of page

Os filmes indicados ao Oscar 2023 de melhor direção de fotografia

Em 95 anos essa é a terceira vez que uma mulher vai disputar na categoria





Ontem estava lendo notícias na internet e vi essa chamada da Marie Claire: "Pela terceira vez em 95 anos, uma mulher vai disputar o Oscar de direção de fotografia. A informação é do site Mulher no cinema. A australiana Mandy Walker é a única entre os cinco indicados ao prêmio deste ano pelo trabalho no filme Elvis, de Baz Luhrmann.


Ainda segundo a publicação, este é o segundo ano consecutivo a trazer mulheres na categoria, depois da também australiana Ari Wegner ter disputado o prêmio em 2022 por Ataque dos Cães".


É chocante pensar que tão poucas vezes mulheres disputaram na categoria. Aliás, o trabalho de Mandy para Elvis de fato é fabuloso. Eu assisti ao filme e visualmente ele é espetacular.


A direção de fotografia é a única categoria do Oscar que ainda não premiou uma mulher, conforme dados da CNN.


A 95ª edição do Oscar irá acontecer no dia 12 de março e será apresentada por Jimmy Kimmel. E uma das categorias mais importantes, o de “Melhor Filme do Ano”. Entre as 10 obras indicadas estão: “Nada de Novo no Front”, “Avatar: O Caminho da Água”, “Os Banshees de Inisherin”, “Elvis”, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, “Os Fabelmans”, “Tár”, “Top Gun: Maverick”, “Triângulo da Tristeza”, “Entre Mulheres”.


Mandy Walker





E quem são os concorrentes de melhor direção de fotografia desta edição do Oscar?



Veja os trailers:













E as câmeras mais usadas:





0 comentário
bottom of page