O resgate do valor da fotografia em um exemplo claro do poder dos NFTs




Foto política que virou meme e foi usada sem autorização não tinha dado nenhuma compensação para a agência e o fotógrafo. Até que um leilão com a fotografia como NFT mudou a situação resgatando o valor da obra para a AFP e o autor da obra.





Para entender: no último sábado (5), a AFP leiloando quase 200 fotos arrecadando 200 mil euros. Entre as obras, três fotos foram leiloadas como NFTs. Juntas elas arrecadaram 15 mil euros.





A foto NFT com maior valor de leilão foi justamente a imagem do político Bernie Sanders durante a posse de Joe Biden. Levando U$ 7500. Trata-se de uma fotografia que fez sucesso imediato virando meme. O fotógrafo Brendan Smialowski disse que ficou impressionado com a popularidade da imagem, mas que ela não tinha nada de especial. O fato é que nem ele e nem a agência receberam por esse uso.


Marielle Eudes, diretora de projetos especiais de fotografia da AFP disse: "essa venda de imagens nos cenários das coleções e nos aproxima do grande público. É um sucesso duplo". Algumas das fotos foram para coleções particulares enquanto outras para instituições.

O que vale mencionar é que toda renda foi revertida para conservação e restauro das obras. Mas esse não é um caso isolado. A fotógrafa Cath Simard teve uma foto de paisagem roubada e virou um case ao conseguir resgatar uma bela quantia lançando ela como NFT (para depois de faturar disponibilizar ela grátis de novo).


Esse é um exemplo claro do poder da fotografia NFT em resgatar o valor de trabalhos. Algo que vem ocorrendo das mais variadas formas tanto para novos talentos quanto para quem tem renome. Em tempo: nesta terça (8) tem nova turma ao vivo do Fotografia NFT na Prática: O que é? Como fazer? E para onde vai esse mercado? Saiba mais e participe clicando aqui: Fotografia NFT na prática: o que é, como começar e para onde vai? - online - Sympla


Uma iniciativa NFoTo





0 comentário