top of page

O que estou lendo: o novo perfil do consumidor brasileiro e como a IA está avançando no marketing das empresas e empreendedores

Duas notícias que li recentemente apresentam insights valiosos para fotógrafos(as) e empreendedores da fotografia

É fato que os últimos anos tiveram enorme impacto no comportamento de consumo dos consumidores brasileiros. Uma pesquisa recente mostra isso claramente. Destaco pontos que considero importantes para você prestar atenção:


O que já sabemos é que o novo consumidor é um indivíduo cada vez mais conectado, informado e exigente. Neste contexto, as companhias que irão ganhar notoriedade são aquelas que têm apostado em inovação, novas tecnologias para acompanhar o mercado. Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning são recursos para a personalização de produtos e serviços com base em padrões de comportamento.


As tendências dos novos consumidores estão sendo moldadas por uma variedade de fatores, incluindo conectividade, informação, exigência, personalização, sustentabilidade e tecnologias. As empresas precisam estar atentas a essas tendências para poderem atender às necessidades e expectativas.


Algumas características do novo consumidor:


  • Conectado: está sempre conectado à internet e às redes sociais. Ele usa esses canais para se informar, se relacionar e consumir;

  • Informado: está bem informado sobre os produtos e serviços que estão disponíveis no mercado. Ele usa a internet para pesquisar e comparar preços, qualidade e benefícios;

  • Exigente: é exigente e quer ter certeza de que está fazendo uma boa compra. Ele está disposto a pagar mais por produtos e serviços que sejam de qualidade, sustentáveis e responsáveis;

  • Personalização: querem sentir que suas necessidades são únicas e que estão sendo atendidos de forma personalizada.




A hiperpersonalização é uma tendência crescente no marketing e pode ser eficaz para aumentar a fidelidade do cliente, aumentar as vendas e melhorar a experiência.


De acordo com o relatório State of the Connected Customer, da Salesforce, 73% dos pessoas esperam que as empresas entendam suas necessidades e 62% dos clientes esperam que as companhias se adaptem com base nas suas ações e comportamentos.


A outra matéria que vale prestar atenção:


A Inteligência Artificial Generativa representa um grande avanço em todas as companhias do Brasil. Por ser capaz de gerar textos, imagens e outras mídias apenas com solicitações de linguagem comum, ela caiu nas graças de todos.


Tanto isso é verdade que um estudo da Adecco aponta que 76% dos profissionais brasileiros já utilizam esse tipo de tecnologia no trabalho. E com o segmento de Marketing Digital não é diferente.


Um levantamento da Canva aponta que 97% dos líderes de marketing e criação consideram a ferramenta essencial para eliminar trabalhos repetitivos, sendo que 80% diz que isso permite foco em tarefas mais importantes do dia a dia.


E o que o marketing da fotografia tem a ver com isso? Tudo. Criar para as pessoas de forma super personalizada é algo que já venho destacando faz anos. A fotografia é um negócio de emoção (quase sempre) e que permite contar essas histórias, mas de forma hiper personalizada melhor ainda. Algo que fará a diferença para se destacar do que vemos por aí: os fotógrafos e fotógrafas "mais do mesmo". Colocar o consumidor para qualquer área da fotografia no centro dos esforços e entender o que ele quer, como se comporta e como se relaciona com a fotografia é coisa para se pensar sempre daqui para frente.


Se o consumidor está mais conectado, informado, exigente e quer algo feito para ele...então temos aí uma receita desafiadora e promissora para fotógrafos e negócios de fotografia.


Como a IA entra nisso tudo? Ora, fotógrafos reclamam da falta de tempo e gastam horas com edição, conteúdo e marketing, design e afins. Eis que surge uma tecnologia como essa da IA generativa e temos uma poderosa ferramenta para ganhar tempo. Note, que a pesquisa sobre IA é quanto a profissionais de marketing...será que fotógrafos deveriam usar IA na fotografia para marketing e outras coisas? óbvio que sim, e muitos já estão usando. Em breve teremos profissionais ficando obsoletos no mercado porque não usam IA. Algo que me parece bem evidente. Ou seja, veremos fotógrafos usando IA superando colegas que não usam porque perdem tempo com outras coisas. A dinâmica é essa e vale a pena refletir e agir antes da adesão e avanço da tecnologia de forma que você nem consiga acompanhar mais. Fica a dica.


Na próxima segunda começa a Semana do Marketing para Fotógrafos(as). Será sempre às 19:30 do dia 29/1 a 2/2. Só 30 minutos por dia para você entender e aplicar o novo marketing do seu negócio de fotografia. Com várias vantagens como SuperPromo e SuperCombo. Saiba os detalhes aqui >>> Só até sexta: SuperPromo da Semana do Marketing para Fotógrafos(as)



Se quiser acertar seu marketing em 2024 conheça o Novo Plano de Marketing 2024 >>> Plano de Marketing 2024 


Se quiser se conectar, aprender e entender os avanços e oportunidades com inovação e o poder da IA na fotografia conheça a iniciativa Fotograf.IA >>> Guia Fotograf.IA com nova versão 7.0


Se quiser participar de um grupo voltado para a nova fase da fotografia participe do NFoTo e entenda o universo dos NFTs e blockchain na fotografia >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação









0 comentário
bottom of page