Além de frases de efeito e homenagens vazias e superficiais, tem coisas boas para ver e refletir no Dia Internacional da Mulher
Sem título, 1979. Crédito: Woodman Family Foundation/DACS London
Eis que chegamos em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Eu na posição de homem não tenho lugar de fala sobre o tema. Contudo, convido você para um olhar fora das postagens que seguem o calendário promocional (posts e conteúdos superficiais só para cumprir tabela).
Primeiro gostaria de destacar algo aqui sob o ponto de vista econômico:
Só 46% das mulheres economicamente ativas no Brasil estão ocupadas, e grande parte está alocada no mercado informal de trabalho. Neste 8 de Março, @JuliaDualibi recebe a pesquisadora janainafeijo01 para analisar esse fenômeno. OUÇA ==> http://glo.bo/3Pco0zi
Vivian Maier: celebrada só depois de morta
A data me faz lembrar de Vivian Maier, fotógrafa de rua e retratista lendária que só foi reconhecida depois de morta. Muitas vezes me parece que o reconhecimento do valor do talento e da força das mulheres na fotografia fica em segundo plano.
Abaixo matérias que li e acredito que podem te interessar sobre as mulheres e a fotografia:
O Sonho (Mary Hillier), de Julia Margaret Cameron, 1869. Centro Wilson de Fotografia
Celebrando o Dia Internacional da Mulher com duas lendas. Portraits to Dream In, uma próxima exposição na National Portrait Gallery, apresentará o trabalho de duas das maiores e mais influentes fotógrafas mulheres, Julia Margaret Cameron e Francesca Woodman, da era vitoriana, que morreram tragicamente jovens em 1981, aos 22 anos.
>>> Celebrando o Dia Internacional da Mulher com duas lendas - Fotógrafo Amador (amateurphotographer.com)
Sobre uma das fotografias mais icônicas de todos os tempos. Uma foto que não é bem o que muitos imaginam >>> Os relatos da mulher que foi beijada sem consentimento em foto icônica da 2ª Guerra (uol.com.br)
A reflexão das fotojornalistas pioneiras da National Geographic sobre os trabalhos favoritos de suas colegas. >>> Essas mulheres fotógrafas mudaram a maneira como vemos – e entendemos – o mundo | National Geographic (nationalgeographicbrasil.com)
As mulheres nas imagens dos arquivos da Nat Geo - As fotografias são frequentemente belas, por vezes divertidas, tristes ou até chocantes, mas reflectem os preconceitos e hábitos de cada época. No arquivo, guardamos mais de sessenta milhões de imagens recolhidas desde a fundação da National Geographic, em 1888: imagens publicadas e não publicadas, diapositivos, negativos e chapas de vidro, entre outros formatos. É quase de certeza um dos mais abrangentes registos visuais sobre as mulheres em diferentes sociedades e culturas a nível mundial. >>> As mulheres nas imagens de arquivo da National Geographic
A fotografia é movida pelas mulheres. Seja no fotojornalismo, nos retratos, na fotografia de casamento. Em algumas áreas é praticamente dominada por elas, caso da fotografia de bebês e de família. Os desafios seguem grandes, mas as mulheres fotógrafas são talentosas aqui e lá fora. A nova fase da fotografia requer mais foco nas histórias reais e na sensibilidade. E são as mulheres que expressam as emoções em imagens como ninguém. Aliás, muito do consumo mundial de fotos impressas nas mais variadas formas é fruto do interesse das mulheres. Então também temos que parabenizar as mulheres por manterem a fotografia viva, emotiva e com um futuro brilhante pela frente.
Veja também >>> Fotograf.IA + Marketing + NFoTo: iniciativas em março para você colocar na agenda (enfbyleosaldanha.com)
Faça parte do Fotograf.IA. Mais do que um ebook com grupo Vip, uma comunidade voltada para a revolução e o avanço da IA na fotografia. São mais de 16 horas de conteúdo em vídeo, ebook com 320 páginas e dois grupos com mais de 150 membros para acompanhar e interagir com IA na fotografia. Participe clicando aqui >>> Faça parte da iniciativa Fotograf.IA e turbine seu negócio e sua arte na fotografia
Quer se conectar com inovação na fotografia? Participe do grupo NFoTo >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação
Precisando de ajuda com seu marketing na fotografia? Conheça o Novo Plano de Marketing 2024 >>> Plano de Marketing 2024
Comments