top of page

NFoTo Talks com Ricardo Mello

Conversa ao vivo para membros será dia 25/10 às 19h com foco na conexão entre I.A., arte e terapia

Criações de Ricardo Mello com I.A.


Fotógrafo profissional desde 1986, com atuação nas áreas documental e fine arts, Ricardo Mello é também arte-educador, arteterapeuta e psicoterapeuta junguiano com pesquisa voltada ao Desenvolvimento, Processos e Expressões Criativas. Desde 2015, está à frente do estúdio de arte e desenvolvimento criativo Praia Pixel.


Formado em Educação Artística – Licenciatura, com habilitação em Artes Plásticas, pelo Instituto Metodista Bennett/RJ, Ricardo é especialista em Psicologia Junguiana e em Arteterapia e Expressões Criativas pelo IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. Formação em Arteterapia com o psicanalista Ronaldo Rothgiesser - Criarte. É Analista em formação pelo CEJAA - Centro de Estudos Junguianos - Analistas Associados - RJ. Pós graduação em Cinema Documentário pela FGV/RJ e MBA em Gestão Executiva pelo IBMEC/RJ.


Trabalhou no Jornal O Globo como fotógrafo e editor multiplataforma, responsável pelas áreas de fotografia e vídeo. Foi editor de criação do Globo On-line e Gerente da Agência O Globo. Foi um dos editores de fotografia responsáveis pela criação e construção do Diário Esportivo Lance.


Atuou como articulador e mediador das palestras do World Press Photo no Rio de Janeiro e como curador de exposições fotográficas e mostras de vídeo. Seu trabalho Tramas Visuais foi exibido no espaço multimídia do Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. Recebeu o prêmio ILFORD de fotografia em preto e branco.


Como professor, ministrou o curso Processo Criativo Multimídia, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV-RJ), Fotografia Criativa na Academia Internacional de Cinema (AIC-RJ), Fotografia como Linguagem Expressiva, em parceria com o projeto artes.Locus. Além de ter participado da Academia Infoglobo ministrando cursos na área de imagem digital.


Ministra os cursos:


Desenvolvimento Criativo e seus processos - Arte, Expressão e Criação da forma. A fotografia como linguagem expressiva na psicoterapia, na arteterapia e na educação. A construção de imagens fotográficas a partir dos afetos e das emoções. É responsável pela mentoria SOLO – Expressão Criativa no Estúdio Praia Pixel que tem por objetivo trabalhar as subjetividades dos processos criativos e suas formas de representação por meio de diferentes linguagens plástico - visuais na construção de trabalhos individuais.


Trabalha com atendimentos individuais em arteterapia e psicoterapia junguiana.



A conversa ao vivo online com Ricardo Mello será exclusiva para membros dia 25/10 às 19h.


Faça parte do NFoTo e tenha acesso a mais de 64 horas de conteúdo com foco em inovação e na nova fase da fotografia. Saiba mais aqui >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação

0 comentário
bottom of page