top of page

NFoTo: Agora você pode ter um pedaço de 'O Beijo', de Gustav Klimt, como NFT

Esta é uma estreia do Museu Belvedere de Viena no mundo moderno dos colecionáveis digitais

Museu Belvedere


A coleção de arte se torna digital e agora está acessível a praticamente todos graças a uma nova parceria entre o Museu Belvedere de Viena e o consultor de colecionáveis digitais Nimi. A iniciativa resulta em oferecer a obra de arte mais icônica do museu – 'O Beijo', de Gustav Klimt – como tokens não fungíveis (NFTs).


O projeto é o primeiro do tipo realizado pela instituição cultural e que certamente atrairá o interesse do público.


Museu Belvedere


A forma como funciona é dividindo digitalmente a pintura em 10.000 peças (em uma grade de 100x100) e oferecendo cada uma delas separadamente como um NFT. O preço de cada token digital será de quase 2 mil dólares por NFT.


Coleção de arte para a Geração Z

Com esse passo, o Belvedere, que tem uma história de 120 anos como museu, faz uma afirmação ousada de entrar na pós-modernidade ao abraçar o mundo democratizado da coleção de arte digital.


Os segmentos de imagem dos NFTs do The Kiss são atribuídos aleatoriamente aos compradores todas as sextas-feiras, tornando cada aquisição uma surpresa. Além disso, não há duas peças iguais, pois cada uma delas é basicamente uma peça da pintura geral.


O objetivo do museu é atrair um público mais jovem e que se sinta muito confortável com o universo digital. Os proprietários de NFT tem dessa forma um sentimento de pertencimento a uma comunidade exclusiva de colecionadores, o que também será ressaltado por convites para eventos especiais no museu para que eles tenham a chance de desfrutar de arte offline em sua casa.


De acordo com o BNN Breaking, essa iniciativa faz parte da estratégia maior do museu de inovar e estender seu alcance a públicos globais, manifestando a intersecção da arte clássica com a tecnologia moderna.


Vale destacar que alguns dos principais museus do mundo estão investindo em obras e exposições com NFTs. Como você pode ver aqui >>> The Economist: Museus estão aprendendo a amar os NFTs (enfbyleosaldanha.com)


Se quiser participar de um grupo voltado para a nova fase da fotografia participe do NFoTo e entenda o universo dos NFTs e blockchain na fotografia >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação


Se quiser se conectar com inovação e o poder da IA na fotografia conheça a iniciativa Fotograf.IA >>> Fotograf.IA: o guia definitivo para usar a inteligência artificial na fotografia


Se quiser acertar seu marketing em 2024 conheça o Novo Plano de Marketing 2024 >>> Plano de Marketing 2024

0 comentário
bottom of page