top of page

Neurapix e o avanço da inteligência artificial no fluxo de trabalho e edição da fotografia

Ferramenta com IA promete reduzir em 80% o tempo no Lightroom





Recentemente fiz um conteúdo aqui no blog indicando que uma das grandes tendências que impactaram a fotografia em 2022 foi justamente a inteligência artificial. E em 2023 isso deve ser ainda mais intenso. Aliás, é incrível pensar que o Midjourney não tem nem 6 meses desde que foi lançado e que o ChatGPT tem questão de semanas.


Agora é a vez do Lightroom. A empresa alemã Neurapix criou a ferramenta que reduz consideravelmente o tempo no programa.





A startup Neurapix, com sede em Göttingen, desenvolveu uma inteligência artificial (IA) que aprende com imagens já processadas e aplica esse estilo individual a novas fotos no Adobe Lightroom Classic. Os ajustes de imagem são feitos através dos chamados "SmartPresets", que, ao contrário das predefinições (Presets) bem conhecidas, entendem estilos de processamento individuais, orientando-se em edições passadas do usuário. De acordo com o provedor, um SmartPreset pode aplicar consistentemente um estilo aprendido no Lightroom a todas as fotos futuras, mesmo em diferentes situações de iluminação. Se o fotógrafo não estiver satisfeito com os resultados, ele pode ajustar os controles depois, como com uma predefinição estática. As SmartPresets da Neurapix são particularmente adequadas para fotógrafos que fotografam regularmente eventos maiores, como fotógrafos de casamento.





As SmartPresets são integradas ao Lightroom Classic por meio de um plug-in. A Neurapix oferece SmartPresets prontos e já treinados para determinados looks à venda em sua loja virtual. Para treinar um SmartPreset individual, você precisa carregar 6000 imagens editadas em seu próprio estilo para a nuvem Neurapix.





A Neurapix não oferece as SmartPresets a um preço fixo, mas um fotógrafo paga 3 centavos por imagem editada, a partir da 1000ª imagem em um mês apenas 2 centavos. Para testes, os primeiros 1000 aplicativos são gratuitos. O treinamento da IA para o seu próprio SmartPreset é sempre gratuito, bem como melhorias regulares do SmartPreset pela IA com base em suas próprias correções. Além disso, cada usuário recebe três SmartPresets da Neurapix Store gratuitamente para uso gratuito.





Neurapix também planeja introduzir um modelo de assinatura em combinação com a edição local de imagens no próprio computador do fotógrafo. No entanto, o modelo anterior de pagamento por imagem (PPP) com edição na nuvem será mantido.

Para mais informações, visite o site da Neurapix.



1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Thallisson Colins
Thallisson Colins
May 02, 2023

Só tem um probleminha, o Plugin não consegue se "conectar" ao servidor e ai ele não funciona!


Like
bottom of page