top of page

MoMA adquire primeira obra de arte NFT criada com IA por Refik Anadol

“Unsupervisioned” é uma instalação que usa aprendizado de máquina para criar formas a partir dos dados da coleção do museu. A obra é a primeira obra de arte NFT a integrar a prestigiosa coleção do MoMA

A obra no MoMa: arte criada com IA e que também se tornou um NFT


O Museu de Arte Moderna (MoMA), um dos mais renomados museus de arte do mundo, acaba de adicionar uma obra de arte digital inovadora à sua coleção permanente, “Unsupervisioned”, do artista Refik Anadol.


O empresário e colecionador de arte digital Ryan Zurrer doou a valiosa peça ao museu, junto com um NFT associado. A doação foi feita por meio de sua Coleção 1OF1, em parceria com a Coleção RFC, liderada por Pablo Rodriguez-Fraile e Desiree Casoni.

“Estamos muito honrados em doar o icônico ‘Unsupervisioned – Machine Hallucinations’ de Refik Anadol para a coleção permanente do Museu de Arte Moderna. Pablo Rodriguez-Fraile e eu decidimos desde o início que esta obra pertence ao MoMA, para ser compartilhada com as multidões que se inspiram na visão de Refik. Sou muito grato pela incrível equipe do MoMA que montou esta exposição pioneira, capturando o espírito cultural do momento. Estou otimista de que mais obras digitais, arte de IA e NFTs encontrarão seu caminho na coleção do MoMA ao longo do tempo. Este é apenas o começo”, escreveu Ryan Zurrer em seu Twitter.





“Unsupervisioned” foi apresentado ao público no MoMA no final de 2022 e ficará em exibição até 29 de outubro. A obra faz parte do projeto “Machine Hallucinations” do Refik Anadol Studio, que explora uma estética coletiva baseada em memórias visuais. Desde o início do projeto, em 2016, Anadol e sua equipe vêm coletando dados de arquivos digitais e fontes públicas, processando-os com modelos de classificação de aprendizado de máquina.

Para “Unsupervisioned”, a equipe processou metadados de mais de 130.000 peças da coleção do museu por meio da cognição de uma máquina.





A descrição do MoMA sobre a obra diz: “O que uma máquina sonharia depois de ver a coleção do Museu de Arte Moderna? Para ‘Unsupervisioned’, o artista Refik Anadol usa IA para interpretar e transformar mais de 200 anos de arte no MoMA. Conhecido por seus trabalhos de mídia inovadores e instalações públicas, Anadol criou obras de arte digitais que se desdobram em tempo real, gerando continuamente formas novas e sobrenaturais que envolvem os espectadores em uma instalação de grande escala.”




A obra de Anadol gera continuamente novas formas ao mediar entre tecnologia, criatividade e arte moderna em uma grande parede multimídia medindo aproximadamente 24 × 24 pés (7 metros x 7 metros) no saguão Gund do museu.


Faça parte do NFoTo e entre para a nova fase de valor da fotografia >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação

Quer começar a dar os primeiros passos com IA na Fotografia? Conheça o Guia Fotograf.IA >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação

0 comentário

Comments


bottom of page