top of page

Microsoft Utiliza IA para Reviver Arquivos Históricos do Dia D no 80º Aniversário

"O Fio da Memória" combina tecnologia e história para preservar lembranças da Segunda Guerra Mundial


Patrocínio deste site: Alboom + Fotto



Oitenta anos após o Dia D, a Microsoft está empregando inteligência artificial para ajudar a conservar a história do desembarque aliado nas praias da Normandia, um momento decisivo na Segunda Guerra Mundial.


"The Thread of Memory" é uma experiência interativa inovadora, tanto online quanto presencial, que utiliza IA para dar vida a fotos de arquivo, criar efeitos 3D, gerar legendas automaticamente e reposicionar fotografias geograficamente perto de suas localizações atuais. Essa tecnologia permite sobrepor mapas antigos com os contemporâneos, oferecendo uma visão detalhada do passado.


"Esta é a história como todos devem vivenciá-la", afirma Brad Smith, presidente da Microsoft, em um vídeo que detalha a iniciativa.





O site do projeto oferece uma exploração detalhada do conteúdo gerado por IA, curado a partir de milhares de imagens históricas. Uma linha do tempo interativa liga eventos específicos aos locais e operações das tropas no Dia D. Além disso, um recurso de áudio com vozes recria memórias daqueles que estiveram na Normandia em 6 de junho de 1944.


"Embora as evidências físicas do Dia D ainda existam, estamos perdendo as memórias das testemunhas oculares que nos conectam a um dos eventos mais significativos da história", comenta Smith no vídeo. "'O Fio da Memória' utiliza IA para narrar uma história humana de coragem e sacrifício."


A Microsoft colabora com a Força-Tarefa do 80º Aniversário dos Desembarques, Libertação da França, Vitória e Iconem neste projeto.


A primeira de três exposições físicas será inaugurada na quarta-feira na Normandia, seguindo depois para Provence e Paris ainda neste verão.


"Com a IA, estamos sempre buscando criar um futuro melhor", diz Juan Lavista Ferres, cientista-chefe de dados da Microsoft e diretor do AI for Good Lab. "Neste caso, estamos recriando o passado."


Junte-se à comunidade Fotograf.IA e desbloqueie uma biblioteca repleta de conteúdo de excelência! De notícias a apresentações especiais, são mais de 35 horas de material de qualidade aguardando por você. Além disso, tenha em mãos o Guia Fotograf.IA V10, com 400 páginas abrangendo tudo sobre IA na fotografia. Descubra mais agora mesmo >>> Fotograf.IA


0 comentário

Comments


bottom of page