top of page

Marketing "pela força do ódio": veja 3 formas de lidar com a dificuldade no assunto

Não tenho o dado estatístico preciso, mas minha sensação é de que 70 a 80% dos fotógrafos e fotógrafas sofrem quando o assunto é marketing. Veja 3 maneiras de encarar de um jeito distinto


Marketing é um assunto doloroso para muitos fotógrafos e fotógrafas. E não é para menos, já que todo mundo quer mesmo é poder fotografar certo? O problema é não entender que sem o marketing você fica justamente sem ter o que fotografar. Então como começar a encarar de uma forma distinta?





1 - Conhecer para desmistificar. Você sabe o que é marketing na fotografia? Se você não entende do assunto, como é que pode ter uma opinião formada a respeito. Pois é isso o que ocorre na maior parte dos casos. Para muita gente marketing é sobre "postar no Instagram" ou "vender" ou só "comprar tráfego e outras táticas digitais".


Isso gera o que chamo de paradoxo digital. O fotógrafo vai para a internet em busca de uma solução, mas na prática nem sabe qual é sua marca e nem pensa em uma estratégia com identidade própria. Resultado: Tudo fica com cara de "mais do mesmo" e pode até dar algum resultado, mas não por muito tempo.





2 - A motivação mais fácil do mundo: marketing é para atrair e manter clientes. Traduzindo: se você quer viver disso então você precisa de marketing. Isso na prática é o mesmo que dizer: sem marketing você não vai fotografar. Veja, isso não necessariamente quer dizer só vender. Na verdade, trata-se de um composto que envolve sua marca/branding/posicionamento, produto, presença, divulgação e preço. Cada um destes elementos operam de forma equilibrada e são orientados pela posição de mercado e sua marca. Um bom trabalho de valorização de marca elimina as barreiras de vendas. Valorizando a marca ajuda você a fazer o que mais gosta.


Note que boa parte dos fotógrafos tem problemas com marketing por achar que é só uma questão de "preço" ou de concorrência ou de divulgação. Volte para o item 1 na questão do Paradoxo digital. Se o fotógrafo ou fotógrafa não sabe qual é a estratégia e qual seu problema de marketing como é que vai criar algo integrado e mais completo?





3 - Torne a prática do marketing algo que faz parte da rotina. Algumas coisas nós fazemos sem perceber porque já nos acostumamos a elas. Coisas simples do dia a dia como escovar os dentes. Na fotografia existem rotinas obrigatórias como clicar, editar, fazer contatos e por aí vai. Por que é que o marketing (que vai fazer você continuar no seu negócio) não faz parte dessa rotina? É surreal pensar que profissionais não pensam nisso. Se você tem boca a boca isso é marketing. Se você tem orçamentos e pedidos rolando pelo WhatsApp isso é marketing.


Tornar o marketing como parte da rotina é dedicar pelo menos 25% do seu tempo para o assunto. É tirar uma parte do dia de trabalho todos os dias para pensar, ajustar, refletir e continuar. Ou isso faz parte da sua rotina ou você terá problemas de marketing se acumulando.


Talvez seja uma questão de reposicionamento de mercado. Nesse caso leia esses conteúdos:




Se você precisa de ajuda com isso considere estes produtos

para acertar seu marketing na fotografia:




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page