top of page

Integração equilibrada: o grande desafio do marketing na fotografia




É fácil se perder na questão do marketing da fotografia. Basta olharmos para a rotina. Tem que publicar em não sei quantas redes sociais e fazer todo o resto. E o mais importante: temos que ter resultado. Equilibrar os valores da sua marca, com seu trabalho e a comunicação talvez seja um caminho


O problema para uma fotógrafa ou fotógrafo é que normalmente trabalham sozinhos. Logo, isso envolve clicar, tratar, coordenar, gerenciar tempo e atividades. E ainda pensar em como atrair e manter clientes nesse meio tempo.


Muito se fala no valor do branding para esse cenário. De que fotógrafos(as) devem trabalhar mais valores da marca e todos os aspectos envolvidos nesse sentido. Falar nisso de forma verdadeira é saber responder a pergunta: o que você acredita e como sua marca na fotografia espelha isso? obviamente essa não é uma resposta fácil.


Mais do que oferecer uma orientação detalhada aqui, penso que organizar esse fluxo de como se posicionar, do que sua marca representa e como é percebida...essas são as questões prioritárias. E na dúvida, melhor começar e ir ajustando mesmo sem saber muito bem o que está fazendo. Aprender fazendo, corrigir, medir e seguir fazendo.


O marketing moderno é mais humano. Ou seja, ele não é perfeito. Autenticidade é algo que marcas estão buscando em suas campanhas...e ainda assim...vemos grandes empresas com marketing com aquela cara de "propaganda de pasta de dente". Ser de verdade pede um olhar para dentro e levar isso para nossa comunicação.


O equilíbrio disso tudo é desafiador, mas deveria orientar nossos esforços. Na prática é saber: quem sou, como vou mostrar isso de forma autêntica no produto, no preço, na divulgação e presença. E de evoluir essa participação na forma de fazer o marketing seguindo essa linha. Leva vantagem quem começa do jeito que for, mas não fica parado no mesmo estilo. Pois está medindo resultados e adaptando de acordo com o cenário diante de nós. Marcas de ponta estão trabalhando a combinação de valores reais com divulgação e presença consistente. Sem "cara de anúncio" pois entregam conteúdo, histórias e emoções. Coisa que fotógrafos deveriam saber fazer tranquilamente.


O importante é começar!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page