top of page

IKEA contrata Annie Leibovitz para fotografar a casa de famílias em sete países

Atualizado: 7 de fev. de 2023

O Grupo Ingka, o maior franqueado da IKEA, nomeou Annie Leibovitz como a Artista Residente da IKEA de 2023





Annie Leibovitz é uma das mais conhecidas e respeitadas fotógrafas do mundo. Ela acaba de ser anunciada como fotógrafa para uma campanha com foco em autenticidade (que é uma tendência) para mostrar a cada de pessoas em diferentes culturas.


A colaboração foi inspirada no 9º Relatório Anual IKEA Life at Home do Grupo Ingka, que descobriu que quase metade das pessoas em todo o mundo (48%) não sente que a sua vida doméstica se reflete nos meios de comunicação. Ou seja, falta autenticidade nas fotos de campanhas ou imagens em geral sobre o tema. A pesquisa obteve as respostas de 37.000 pessoas em todo o mundo em 37 países.


"A casa sempre foi importante no meu trabalho", disse Leibovitz em um comunicado. "Eu tenho fotografado pessoas em suas casas desde que comecei. É uma maneira de entender quem é uma pessoa. O conselho que dou aos jovens fotógrafos é fotografar suas famílias. É uma das melhores maneiras de começar. Estou entusiasmado com a parceria com a IKEA em 2023."


Leibovitz é celebrada por sua capacidade de capturar cenas e pessoas. Com retratos marcantes que revelam verdades sinceras sobre a experiência humana universal. Durante o seu mandato como Artista Residente da IKEA, ela viajará para o Japão, EUA, Alemanha, Itália, Índia, Suécia e Inglaterra, fotografando pessoas nas suas casas para criar uma série de 25 retratos que iluminam as nuances da vida doméstica dos consumidores em todo o mundo.



Leibovitz fotografando com o smartphone do Google para o lançamento de um dos modelos da linha


O que Leibovitz descobre em suas viagens será usado em conjunto com as descobertas do relatório para ajudar a IKEA a continuar a evoluir e adaptar suas ofertas para a "realidade em constante mudança da maneira como as pessoas vivem hoje".


"Os resultados do Life at Home Report são um momento crucial todos os anos na IKEA", disse Marcus Engman, Chief Creative Officer do Ingka Group, em comunicado. "Eles nos ajudam a realizar nossa visão de criar uma vida cotidiana melhor para muitas pessoas. É por isso que estamos muito satisfeitos em nos unir a Annie Leibovitz, uma verdadeira artista e pioneira, para transformar sua lente icônica naquelas vidas em casa que nem sempre vemos e vozes que nem sempre ouvimos. Estamos ansiosos para trabalhar com ela ao longo de 2023 e envolver a próxima geração de artistas ao longo do caminho."


Lembrando que alguns anos atrás a fotógrafa foi contratada pelo Google para criar mini documentários para mostrar as pessoas (em retratos e vídeos) clicados com a linha Pixel de smartphones do Google.


Assine a newsletter grátis Spotlink e receba as notícias desse site no seu email - Spotlink - Newsletter


Veja também >>> Faça parte da nova fase de valor da fotografia. Participe do NFoTo


Veja também >>> Acerte seu Marketing na Fotografia em 2023 - Plano de MKT 23






0 comentário
bottom of page