Google Photos com fotos corrompidas em arquivos antigos

O caso recente tem gerado repercussão na internet e em vários sites de tecnologia e de notícias



exemplo de problema recorrente com fotos no Google Photos. Dá para confiar em arquivos digitais na nuvem?


Era uma vez uma pessoa que guardava as fotos só na internet em serviços da nuvem. Essa pessoa viu que no Google poderia ter as fotografias armazenadas de graça e com uma boa qualidade de arquivo. Certo dia, o Google disse que o tal serviço não seria mais grátis para continuar mantendo fotos lá além da capacidade de armazenamento. Não por acaso, o Google Photos conta com impressão em vários países em que está presente (no Brasil não).


Pois bem, nos últimos dias repercutiu bastante que diversos usuários notaram que fotos de 2014 estariam corrompidas no serviço. São imagens que parecem com manchas e outros tipos de distorções. O Google diz que sabe do problema e que vai tomar as devidas medidas. Muitas pessoas disseram ver fotos da família com problemas e ficaram preocupadas. Fotografias de 8 anos atrás com distorções e de momentos importantes.



mais e mais pessoas encontraram fotos com problemas no serviço do Google


Isso me fez lembrar de uma notícia que saiu na mídia anos antes. Vint Cerf, VP do Google e considerado o pai da internet, alertava para que as pessoas imprimissem suas fotos e não confiassem na internet para salvar as memórias. Chega até a ser irônico que ele que também faz parte do Google tenha sido tão visionário. Aliás, recomendo ler essa matéria para entender do que ele está falando: "Pai da internet" alerta para uma possível idade das trevas digital - Canaltech, mas destaco abaixo o trecho do que ele comentou...


O motivo do desaparecimento súbito seriam as constantes atualizações de sistemas, que podem tornar arquivos armazenados inacessíveis defasados e incompatíveis com os leitores do futuro. Portanto, comece a imprimir suas fotos prediletas, antes que elas sumam do mapa.


A cada segundo, milhares de novas fotos são carregadas para as redes sociais em todo o mundo; e a maioria dessas imagens é enviada diretamente de uma câmera digital ou de um smartphone, fazendo com que a imagem nunca exista realmente em uma forma física. Porém, especialistas acreditam que dentro de algum tempo, os arquivos salvos nos formatos que conhecemos hoje podem se tornar incompatíveis com novas tecnologias que surgem a uma velocidade impressionante.


Mudando de assunto. Uma matéria recente da CNN mostrou porque as lojas de fotografia em foto centers do WalMart, Walgreens, CVS e outros seguem operando imprimindo fotografias em tempos tão digitais. Basicamente continuam imprimindo fotos por existir demanda e por ser sim um negócio lucrativo. E mais: porque as pessoas imprimem fotos de momentos importantes e datas especiais. Em breve postarei um conteúdo sobre isso.






outra foto com problema...

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo