top of page

Foto real é desqualificada de concurso após juízes suspeitarem que poderia ser gerada por IA

Juízes não conseguiram confirmar autenticidade da imagem através dos metadados

Foto real é desqualificada de concurso após juízes suspeitarem que poderia ser gerada por inteligência artificial (IA). A foto em questão foi tirada em um iPhone e desqualificada de um concurso de fotografia organizado pela loja Charing Cross Photo em Sydney, Austrália.


Vale destacar que os juízes inicialmente apreciaram a foto, eles suspeitaram que ela poderia ter sido gerada por IA e não conseguiram confirmar sua autenticidade através dos metadados da imagem.


Embora a loja possa eventualmente aceitar imagens geradas por IA, os donos ainda estão trabalhando nisso e consideram difícil julgar essas imagens.


Suzi Dougherty, que tirou a foto de seu filho posando com dois manequins durante uma visita a uma exposição da Gucci, disse ao The Guardian que não saberia como tirar uma foto de IA e que está apenas começando a entender o ChatGPT.


A loja Charing Cross Photo confirmou que a foto é real e ofereceu para dispensar a taxa de inscrição de Dougherty para o próximo concurso de fotografia.


O caso é só mais um entre tantos outros que apareceram na mídia em destaque nos últimos meses. Caso da foto do alemão que ganhou um importante prêmio de fotografia. E do concurso também da Austrália que premiou uma foto de IA achando que era real.


Se quiser entender e participar desta nova fase da fotografia conheça o NFoTo. Comunidade com quase 100 membros que se conecta com as questões como essa da IA e inovação no mundo da fotografia. Faça parte clicando aqui >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação




0 comentário

Comments


bottom of page