top of page

Estúdios selfie: mesmo nicho, estratégias de marketing distintas!

Dois estúdios selfie na Ásia mostram duas abordagens distintas de marketing na fotografia


fotos via Confirm god


Estúdios selfie fazem muito sucesso nos EUA e também na Ásia. No Brasil também vemos esse tendência avançar. O motivo é simples: você pode tirar fotos divertidas e criativas com seus amigos, sua família ou seu bichinho de estimação. E é uma forma de registrar momentos especiais e compartilhar nas redes sociais.


Os dois cases que vou mostrar a seguir estão na Ásia: um em Johor Bahru, na Malásia, e outro em Singapura. Vamos conhecer as diferenças entre elas no quesito de marketing e ver como eles se diferenciam.




Kacha Kacha Studio: o estúdio barato e pet-friendly em Johor Bahru


O Kacha Kacha Studio é uma novidade naquela cidade, pois abriu as portas no início deste ano. Mas não se engane, pois ele tem tudo o que você espera de um estúdio selfie e mais, e com preços muito acessíveis. O pacote Express do Kacha Kacha custa apenas S$5.78 (RM20) para um grupo de até cinco pessoas, o que significa que cada um paga cerca de S$1 (RM4) - uma pechincha! Ou seja, o posicionamento de marketing é de preço baixo e volume.





O que também é ótimo nesse estúdio de fotos é que ele conta com acessórios divertidos que permitem que a pessoa seja tão maluca o quanto quiser sem medo de ser julgada, então por lá as pessoas podem se soltar com os amigos.


Lá dá para escolher acessórios, desde bonés de selva até óculos escuros da moda Y2K, bichos de pelúcia, um telefone rotativo e até conjuntos de asas de anjo. Há até becas deformatura para você fazer suas próprias fotos de graduação. Você também pode reviver sua infância e recriar a foto do grupo Teletubbies com seus melhores amigos.





Além de se divertir com os amigos, as cabines também são adequadas para quem quer tirar um retrato em família ou ter fotos mais formais. O pacote Standard do Kacha Kacha custa a partir de US$26.06 (RM90) para um grupo de até cinco pessoas. Você terá até 20 minutos para tirar fotos, 10 minutos para selecionar as fotos e fotos ilimitadas!


O Kacha Kacha é um estúdio de fotos pet-friendly, então as pessoas podem levar o pet junto por uma taxa adicional de U$2.90 (RM10) para o pacote express e U$8.69 (RM30) para o pacote standard.


O diferencial do Kacha Kacha Studio é oferecer um serviço barato e divertido, que atende a todos os tipos de público e que aceita pets. É uma boa opção para quem quer economizar e ter uma experiência variada.


Na outra ponta tem o case de diferenciação do One Click Studio.


One Click Studio: o estúdio com selfies grande angular e estilo Gen Z em Singapura





O One Click Studio tem o o apelo do estúdio de fotos selfie com grande angular.

Segundo os donos, o local segue a tendência da selfie 0.5, também conhecida como a “selfie Gen Z”, é uma foto de si mesmo tirada com a câmera traseira do seu celular ajustada para a lente 0.5x. Essas selfies dão um ar mais casual e divertido do que a selfie padrão da câmera frontal.


O One Click Studio agora oferece esse recurso com sua câmera profissional, para que as pessoas possam tirar fotos com uma vibe semelhante "aberta" possível justamente por conta da lente grande angular. E de poder fazer tudo isso sem usar as mãos.


O One Click Studio também tem uma variedade de acessórios divertidos para adicionar um toque de personalidade às suas fotos, como óculos escuros coloridos e tiaras.


Antes de fazer as fotos, o cliente faz a escolha entre uma variedade de molduras únicas, como quadrada ou olho de peixe. Experimenta novas poses tiradas de um ângulo de cima para baixo, e escolhe um filtro para finalizar as impressões. As fotos estarão disponíveis tanto em cópias impressas quanto digitais.





O estúdio cobra S$10 por sessão, e o One Click Studio também tem uma colaboração exclusiva para quem não vê a hora de ir lá com os melhores amigos o quanto antes. A cada S$80 gastos na REDRMG, uma loja de roupas artesanais em Singapura, os clientes poderão resgatar uma sessão gratuita no estúdio.



Fotos via Zula e One Click Studio


No caso, o One Click Studio, oferece opções tanto de cabine fotográfica quanto de estúdio fotográfico para atender as preferências dos clientes. A cabine fotográfica tem equipamentos baseados em máquina com tempo e fotos limitados, enquanto o estúdio fotográfico oferece equipamentos de câmera de alta qualidade com um clique automático.

A opção da cabine fotográfica é mais parecida com as que são encontradas na Coreia, com fotos rápidas, molduras divertidas e GIFs.





O diferencial do One Click Studio é oferecer um serviço com a grande angular e estilo Gen Z, que segue uma tendência atual e que tem uma qualidade superior. É uma boa opção para quem quer investir em fotos mais originais e modernas.





O fato é que esse tipo de estúdio vai seguir se expandindo em diferentes mercados e inclusive no Brasil. Pois dá aos clientes uma experiência e conveniência. Ao mesmo tempo, surge sempre a oportunidade para que fotógrafos empreendedores encaixem seus serviços como parte da oferta para cliques mais profissionais ou artísticos.





O que chama a atenção é que são duas propostas no mesmo nicho mas com abordagens distintas: um voltado para preço baixo e grupos e outro com apelo de foto com resultado diferenciado.


Acerte seu Marketing na Fotografia >>> Plano de Marketing 2023



0 comentário
bottom of page