ByteDAnce, a empresa dona do TikTok, planeja lançar uma ferramenta para usuários construírem seus próprios bots generativos, além de investir em geradores de imagens por inteligência artificial
O TikTok já conta com um gerador IA simples dentro do app
A ByteDance, gigante chinesa da tecnologia responsável pelo sucesso do TikTok, está de olho no mercado de inteligência artificial generativa. Segundo um memorando interno obtido pelo jornal South China Morning Post, a empresa está desenvolvendo uma plataforma que permitirá aos usuários criarem seus próprios chatbots por IA, capazes de gerar respostas naturais e coerentes.
A plataforma ainda não tem um nome definido, e poucos detalhes sobre o projeto foram revelados. O memorando indica que a plataforma faz parte da nova estratégia da ByteDance, que visa “explorar novos produtos generativos de IA e sua integração com os existentes”. A expectativa é que uma versão beta da plataforma seja lançada até o final deste ano.
A iniciativa coloca a ByteDance em rota de colisão com a OpenAI, uma das principais referências em inteligência artificial generativa. A OpenAI oferece ferramentas como o ChatGPT, que possibilita a criação de modelos generativos personalizados sem a necessidade de conhecimento em programação. A OpenAI também anunciou a GPT Store, uma plataforma para usuários verificados compartilharem suas criações baseadas em IA, que estava prevista para ser lançada neste ano, mas foi adiada para o início de 2024, após a polêmica envolvendo a demissão e recontratação de Sam Altman, no mês passado.
Gerador de IA para imagens - Além da plataforma de chatbots, a ByteDance também está trabalhando em seu próprio chatbot, chamado Doubao, e em uma alternativa aos populares geradores de imagens por IA, como Midjourney, Stable Diffusion e DALL-E, segundo o South China Morning Post.
Com uma base de usuários de mais de 3,5 bilhões de downloads do TikTok, a ByteDance pretende se consolidar como uma potência no campo da IA generativa. No entanto, a incorporação de um gerador de imagens por IA a um aplicativo como o TikTok, que já é alvo de críticas por sua moderação de conteúdo, poderia abrir espaço para a disseminação de deepfakes na rede social.
A ByteDance não se pronunciou sobre o assunto, apesar dos pedidos de esclarecimento de vários veículos de imprensa internacionais, incluindo o próprio South China Morning Post. Mas, especula-se que o lançamento da plataforma representaria um novo passo na revolução da IA pela maior startup do mundo, uma empresa privada avaliada em pelo menos US$ 1 bilhão, e também traria novas questões de segurança, especialmente nos Estados Unidos, onde a empresa é investigada por seus vínculos com a China e por coletar mais dados dos usuários que as outras redes sociais.
Aprenda e entenda sobre a revolução IA na Fotografia com o Guia Fotograf.IA. São mais de 9 de horas de conteúdo exclusivo em vídeo, mais de 200 páginas e outras vantagens. Saiba mais >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação
Comments