top of page

Como o marketing é fundamental para a fotografia profissional na era da "IA em tudo"

A razão é simples: você precisa mostrar suas intenções e o valor da sua marca. E sobretudo, como o que você oferece vai impactar as pessoas que você quer atender


A IA está aí avançando em todas as áreas e na fotografia não é diferente. Acabei de publicar um conteúdo sobre um novo gerador de IA que se posiciona diferente do resto (até as IAs entendem de marketing). Ela se posiciona como "faça retratos com IA sem cara de IA" e está fazendo sucesso.


Aos fotógrafos de qualquer área fica o desafio e a coragem de fazerem uma auto avaliação. Você é diferente em quê? Sua assinatura visual e trabalho se destacam como? A experiência que você oferece com a fotografia é marcante ou "mais ou menos"? A lista é longa. Estou fazendo essa semana um evento de marketing e relatei algo visível...fotógrafos estão muito acomodados com o que sempre funcionou, ou sem acompanhar as transformações tecnológicas e comportamentais em curso. Eu acho isso preocupante.



O marketing se torna uma necessidade dentro da nova dinâmica do mercado. Você terá que se posicionar como "marca especial" e mostrar seus benefícios muito mais do que antes. Só fotos belas não serão o bastante. Mas o marketing não é só isso, pois envolve posicionamento de mercado: como você é visto e como quer ser visto? E o mais importante: o que não estão fazendo que você poderia fazer? A IA dos retratos que não parecem IA fez isso...


Se posicionar como mais humano, contador de histórias reais, mostrar sua identidade e criar desejo para que as pessoas queiram viver a experiência que você oferece. Se isso tudo parece besteira, boa sorte.


A vantagem da fotografia é o real, autêntico, as vivências e em mostrar as coisas da melhor forma possível. Vale para casamento, retrato e por aí vai. Você está destacando esses diferenciais "anti-IA" na sua fotografia?


O que vai fazer a diferença é justamente a atenção a esses pontos acima e uma obsessão com o comportamento dos clientes e em acompanhar as oportunidades e desafios daqui para frente. Faz pouco que vimos uma revolução com smartphones para todos. Agora vem uma nova revolução com smartphones com IA para todos. Fique esperto.



Marketing muitas vezes é sobre coisas óbvias: mostrar para vender, ter um produto serviço bem formatado, se posicionar como alguém diferente e autêntico. Ainda assim, muita gente não faz nem o básico. Depois não adianta reclamar. Agora a IA ajuda até no marketing e você trabalha com algo que tem tanto valor: memórias, emoções, apelo estético, status e vaidade. Você pensa nisso?


Se precisar de ajudar com seu marketing conte comigo e o Novo Plano de Marketing 2024 >>>> Plano de Marketing 2024 


Se quiser se conectar, aprender e entender os avanços e oportunidades com inovação e o poder da IA na fotografia conheça a iniciativa Fotograf.IA >>> Guia Fotograf.IA com nova versão 7.0


Se quiser participar de um grupo voltado para a nova fase da fotografia participe do NFoTo e entenda o universo dos NFTs e blockchain na fotografia >>>

0 comentário
bottom of page