top of page

Como Agir no Marketing para se Destacar na Fotografia




O marketing é uma atividade essencial para qualquer profissional que deseja divulgar o seu trabalho, atrair clientes e gerar receita. No entanto, muitos fotógrafos cometem o erro de apenas planejar o seu marketing, sem colocá-lo em prática. De nada adianta ter uma ideia sem executar, de nada adianta um plano sem ajustes e sem aplicar.


O fato é que o marketing é um processo dinâmico e iterativo, que requer ação constante e feedback do mercado. Com tantos anos de mercado posso afirmar: marketing perfeito não existe, mas o marketing eficaz sim”. Para tanto, recomendo seguir essas indicações:

  1. Definir o seu público-alvo, a sua proposta de valor e o seu diferencial competitivo. Quem são os seus clientes ideais? O que você oferece de único e relevante para eles? Como você se destaca dos seus concorrentes? Resumindo: saiba quem é você, seu público e o que seus concorrentes não estão oferecendo hoje no seu nicho.

  2. Criar o seu plano de marketing, com as estratégias e as ferramentas que você vai usar para alcançar o seu público-alvo. Quais são os seus objetivos e as suas metas? Quais são os canais de comunicação e de distribuição que você vai utilizar? Quais são as ações e os recursos que você vai empregar? Resumindo: coloque no papel e olhe para todos os ângulos para o que você vai fazer. É um bom começo e depois você ajusta se necessário.

  3. Executar o seu plano de marketing, com foco na qualidade e na consistência. Como você vai implementar as suas estratégias e as suas ferramentas? Como você vai medir os seus resultados e o seu retorno sobre o investimento? Como você vai manter o contato e o relacionamento com os seus clientes? Resumindo: você precisa planejar, mas sem agir não vai em nada. Como vejo muito por aí, melhor tem um plano do que nenhum. E melhor ainda agir do que ficar se movendo de acordo com o dia a dia.

  4. Avaliar o seu plano de marketing, com base nos dados e nas evidências. O que funcionou e o que não funcionou? O que você pode melhorar e o que você pode eliminar? O que você pode aprender e o que você pode replicar? Em resumo: isso é algo que podemos fazer toda semana. Avaliar com frequência para entender o que pode melhorar, se seus números estão dentro ou fora e o que você pode melhorar.

Seguindo esses passos, você pode criar um marketing eficaz para a sua fotografia, que vai gerar mais visibilidade, mais credibilidade e mais lucratividade para o seu negócio. Lembre-se: o marketing não é uma ciência exata, mas uma arte que requer criatividade, experimentação e adaptação. Por isso, não basta apenas pensar no marketing, é preciso agir no marketing.



Adquira já o seu Plano de Marketing para Fotógrafos(as)! Saiba mais e garanta o seu aqui >>> [EU QUERO MEU PLANO DE MARKETING]




0 comentário

Comments


bottom of page