top of page

Adobe desenvolve ferramentas Roblox para tornar o metaverso cada vez mais realista




A Adobe é uma das marcas que está definindo as bases para o metaverso e a nova fase da internet 3D. A empresa não só está liderando com outras gigantes de tecnologia os pilares para essa fronteira como agora tornou toda a sua suíte Adobe Substance 3Dgratuita para professores e alunos para que as gerações futuras também tenham as ferramentas para crescer este mundo de código aberto.


Agora, a Adobe se uniu à Roblox para trazer recursos de construção mundial 3D para assinantes do Creative Cloud. Com suporte nativo, os usuários agora podem acessar os ativos Roblox Materials e Surface Appearance como modelos e exportar predefinições no Adobe Substance 3D Designer e Substance 3D Painter.






Roblox é uma plataforma de games usada por mais de 55 milhões de crianças todos os dias. E só uma parte de um universo do metaverso que hoje é usado por mais de 1 bilhão de pesssoas no mundo. Na prática, esse movimento da Adobe significa que as texturas sofisticadas e de alta fidelidade da plataforma agora estarão facilmente disponíveis para os assinantes das ferramentas de criação 3D da Adobe. Ou seja, o Roblox poderá ficar cada vez mais realista. As texturas de Roblox não se assemelham apenas a materiais do mundo real na aparência — elas também imitam a física da vida real.





Com a integração do Roblox, a novidade da Adobe permitirá que qualquer pessoa nova aos conceitos do metaverso "construa sua primeira experiência com precisão e facilidade realistas". A Adobe diz que um objeto "de madeira" poderia, por exemplo, pegar fogo quando na presença de uma chama. "Ou os desenvolvedores poderiam conectar seus materiais fabricados em substâncias com ferramentas de simulação acústica para determinar coisas como quanto uma parede deve ocluir um som."


Em um anúncio em julho, Roblox disse que objetos 3D terminaram em "tijolo, vidro, metal e muitos outros materiais comuns" agora "olhar e se sentir ainda mais realistas do que antes" por padrão. "Esse nível de interatividade é essencial para fazer com que experiências em Roblox sintam-se como mundos vivos e respirando", acrescentou a plataforma. Importante: objetos que representam texturas e elementos se comportam nesse ambiente como eles se comportariam no mundo real.





Abaixo um vídeo recente que fiz mostra como o WalMart chegou com dois novos espaços no metaverso da Roblox com direito até a experiências com fotografia (fotocabine por exemplo). Já se diz que uma das profissões dentro dessa nova fase da internet 3D será a dos artistas que atuarão por ali. Inclusive fotógrafos.





0 comentário
bottom of page