top of page

A tendência das comunidades autênticas para o novo marketing da fotografia

Nos últimos anos o marketing se transformou se tornando ao mesmo tempo mais humano e personalizado. E o sucesso do app BeReal é só mais uma confirmação dessa tendência





BeReal foi eleito recentemente pela Apple como o aplicativo do ano. Não é para menos, o app teve milhões de downloads e foi copiado pelo Instagram e TikTok. Sinal de que está no caminho certo.


Como funciona o BeReal? É um app para você ter pessoas que importam. Amigos e parentes e compartilhar fotos em momentos determinados, sem filtros. Você não posta toda hora e não é sobre ostentar, vender e afins. Bem diferente das outras redes sociais voltadas para a super exposição que nos é bem conhecida.


O que isso tem a ver com marketing da fotografia? Tudo. A começar pela tendência dos consumidores (uma parcela deles pelo menos) que se interessam pelo real, aquilo que é autêntico. Pois bem, jovens estão usando mais o BeReal do que qualquer outro grupo e isso indica uma tendência de comportamento (por isso o Insta copiou). Logo, para fotógrafos e negócios de fotografia começa a surgir uma urgência de criar comunidades mais próximas, realistas e para trocas reais. Algo que tem um poder considerável se for feito da forma correta.


Na prática vemos isso ocorrer em alguma medida. Grupos de WhatsApp meio que fazem esse papel. O BeReal contudo é diferente porque é só fotografia. E talvez exista alguma oportunidade para criar comunidades reais ali. Ou talvez não.





Contudo, as marcas estão de olho nesta tendência das comunidades reais. De criar um grupo em que as trocas são constantes, verdadeiras e aos poucos ir trazendo mais pessoas para esses grupos. Mais do que quantidade, aqui é sobre a qualidade das trocas e se for o caso criar mais grupos menores, o que é sempre um desafio. Aí é que entra o poder da simplicidade.


O aplicativo do BeReal é lindamente simples com um único recurso: todos os usuários recebem uma notificação diária simultaneamente em um ponto aleatório a cada dia. Eles são solicitados a tirar uma foto do que estão fazendo naquele exato momento dentro de um período de tempo de dois minutos, com as câmeras frontal e traseira tirando a cena simultaneamente para ter uma visão do que está bem na frente deles, juntamente com uma "selfie".


Os usuários não podem visualizar as fotos de seus amigos até que tenham carregado as suas. Ao contrário de outras plataformas de mídia social que permitem a rolagem irracional (e a gente fica horas ali), o BeReal exige que seus usuários realmente se envolvam com o aplicativo antes de desbloquear o conteúdo dos outros.


Browser Media abordou essa estratégia do marketing com BeReal.

Os últimos anos mostraram uma clara demanda por honestidade e humanização dentro das mídias sociais, que são conhecidas por hospedar um mar de imagens filtradas e photoshopadas. A ideologia da BeReal é "sem filtros, sem influenciadores" e não dá aos usuários nenhuma opção para filtros ou edições em suas imagens, e não há opção para "curtir" os uploads de outras pessoas, um recurso predominante em todas as principais plataformas de mídia social. Os usuários podem, no entanto, reagir aos uploads de outras pessoas usando reações de fotos personalizadas, mas essas fotos não podem ser editadas e devem ser tiradas dentro do aplicativo para garantir isso.


No caso do BeReal deu muito certo. Lançado em 2020, mas que realmente começou a ganhar força em 2022, agora com mais de 10 milhões de usuários diários, em comparação com apenas 10.000 há pouco mais de um ano. O aplicativo chegou ao primeiro lugar na Apple App Store e atualmente é destaque no Top Free Apps Chart de 2022, com apenas 18 outros aplicativos por lá.


A BeReal tem uma regra estrita de "sem anúncios", então como a plataforma pode ser utilizada com sucesso para fins de marketing?

Chipotle, uma cadeia americana de restaurantes "fast casual", foi a primeira marca a criar uma conta na BeReal. A empresa publicou um código de desconto que daria às primeiras 100 pessoas uma refeição gratuita. Este código foi definido em um limite de quatro dias, mas 100 pessoas resgataram o código nos primeiros 30 minutos após a publicação, terminando a promoção muito antes do previsto.


Tressie Lieberman, vice-presidente de marketing digital da Chipotle, disse: "Vemos uma enorme oportunidade de destacar a transparência da nossa marca de uma maneira divertida para nossos fãs no BeReal".


Claramente, essa tática de marketing funcionou bem para a Chiptole neste caso, mas isso não quer dizer que será bem-sucedida para todos. As marcas que se mudam para o BeReal e esperam os mesmos resultados que outras estratégias de mídia social provavelmente ficarão desapontadas, mas o aplicativo oferece oportunidades únicas de se conectar com os consumidores de uma maneira mais pessoal e autêntica. Como a Chipotle, as marcas poderiam utilizar a plataforma para fornecer códigos de desconto e promoções secretas limitadas, mas o aplicativo também se presta ao conteúdo dos bastidores, que é um ótimo método de humanizar uma marca para os consumidores.


Aos fotógrafos e negócios de fotografia existe uma lição neste foco em autenticidade. Se tem uma inspiração para qualquer negócio com esse case do BeReal é justamente isso. Seja de verdade está no conceito da própria marca. E me parece que isso vai fazer toda a diferença na fotografia, na arte e nos negócios de fotografia. Algo que já vinha com força antes mesmo da pandemia. E que talvez faça mais sentido agora. De crescer do pequeno para o grande, de formar grupos e comunidades pequenas. E só crescer depois de fazer bem feito com poucos para que eles tragam novos clientes. Porque como diria Seth Godin, o que te faz pensar que você terá sucesso com muitos se nem consegue atender poucos direito?


Se precisar de ajuda com seu Marketing conte com o Plano de MKT 2023. E aproveite para garantir o seu antes da virada de preços: Atenção: todos os produtos e serviços da Escola de Negócios da Fotografia terão reajuste em janeiro







0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page