top of page

A primeira foto cabine do mundo e suas belas e poéticas imagens

Essas raras imagens de cabines de fotos de pessoas da era eduardiana mostram que as selfies não são um fenômeno moderno



Patrocínio: Alboom + Fotto



Do Vintage News Daily: "A primeira cabine fotográfica de trabalho foi feita pelo inventor francês T.E. Enjalbert em março de 1889 e foi apresentada mais tarde no mesmo ano na Feira Mundial de Paris. Foi batizada de "Aparelho para Fotografia Automática". Uma máquina semelhante foi patenteada apenas um ano depois nos Estados Unidos pelo fotógrafo Mathew Steffens. No início da era eduardiana, os autorretratos fotográficos haviam se tornado uma mania."



Algo que merece atenção é como todos nas fotos estão bem arrumados. Ter uma foto naquela época era um deleite especial, então as pessoas usavam suas melhores roupas e levavam o ato de tirar uma selfie muito a sério. E certamente era bem caro e raro de se fazer. Lembrando que a fotografia naquele tempo era algo muito novo, especial, mágico. Já hoje com tanta fotografia disponível a coisa meio que se banalizou...


Aliás, sobre isso, da fotografia hoje presente em tudo...só no Insta são bilhões de fotos por mês, tudo ficou muito superficial. E nesse ponto temos o desafio, uma foto bonita se perde no meio de tantas imagens ruins. A venda de experiência ganha valor e até hoje quando uma família ou uma pessoa vai fazer um retrato (para fins mais nobres como posicionamento de imagem ou para uma data importante) as pessoas se vestem, se preparam. Pensar na experiência e mostrar esse valor ganhou outra dimensão valiosa.



Do que me lembro, a foto cabine se popularizou nos EUA com todo sucesso que fez inicialmente na Time Square em NY. Depois se espalhou em outras grandes cidades daquele país. O resto é história. Em determinado momento, as foto cabines perderam força com o avanço da fotografia digital e dos smartphones. Mas nos últimos 10 anos vimos ao mesmo tempo um retorno das cabines agora com experiências, tecnologias e serviços inovadores. Ainda bem.







0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page