top of page

A fotografia é das mulheres

Sim, um homem falando disso não é exatamente o ideal. Mas vou dar aqui (mais uma vez) minha opinião mostrando que são elas que mandam e importam para boa parte dos negócios da fotografia



Quem faz questão de imprimir fotos? De contratar fotógrafas e fotógrafos? Quem realmente valoriza celebrar momentos importantes dando a real importância para a fotografia? Sabemos e vemos na prática a resposta. São as mulheres que orientam quase tudo o que envolve a fotografia. Das fotos de família aos eventos importantes. Do casamento ao parto, o aniversário ou batizado. Da decoração para a casa aos álbuns. A mulher movimenta a fotografia.


Em áreas como a fotografia de família a dominância é quase total. Aliás, não é algo restrito ao Brasil. Mulheres que se tornam mães viram fotógrafas e começam a atender gestantes, partos, crianças, aniversários.


Claro, as fotógrafas estão em todas outras áreas. Do fotojornalismo à fotografia artística. A sensibilidade e a força delas se faz presente de forma talentosa em qualquer setor do mercado. Algumas das melhores iniciativas de empreendedorismo no ramo fotográfico hoje são tocadas pelas mulheres.


Ainda assim, seguem sem serem respeitadas ou sem ter um espaço de igualdade. Exemplo: até pouco tempo atrás bastava olhar a programação de um congresso de fotografia para ver como a pauta não tinha muitas mulheres palestrando. Ainda bem que isso está mudando.


Sem esquecer de celebrar as mulheres na ponta do consumo de quase tudo da fotografia. Se não fosse por elas, nem teria mercado de fotografia. Isso é um fato. Parabéns para elas que são guardiãs de memórias, que valorizam cliques profissionais de eventos dos mais variados tipos e estilos. Parabéns às mulheres que clicam, que imprimem e que trabalham para marcas de todos os tipos movimentando a fotografia brasileira. Parabéns para fotógrafas artistas, fotógrafas profissionais, fotógrafas amadoras. Não é para menos que a palavra "Fotografia" é substantivo feminino.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page