3 motivos para acreditar e investir na fotografia NFT

Um mercado de oportunidade e valor mesmo sendo digital já é uma ótima razão para um olhar cuidadoso





Troque o termo NFT por "Ativos Digitais Únicos", ou se preferir no caso da fotografia, poderia ser "cromo digital" para quem é do tempo do analógico. Ou seja, trata-se de uma tecnologia que envolve um novo protocolo de confiança para obras digitais e que as torna únicas mesmo sendo digitais. Algo que vale para fotos, vídeos, músicas e até coisas físicas.





Antes de entrar nos 3 principais motivos, vale explicar aqui sobre a base tecnológica que torna possível o NFT existir. Segundo a IBM, blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável usado para registrar transações, rastrear ativos e aumentar a confiança. E com o blockchain criptomoedas existem e transações ocorrem de forma descentralizada. Curiosamente a internet na nova fase web3.0 caminha para para essa mesma tecnologia. E isso favorece os NFTs nas mais variadas frentes. Entenda como isso é favorável para a fotografia.


1 - Fotografia é tendência no ambiente NFT. A maior plataforma do mundo no assunto, OpenSea, até criou uma área dedicada ao assunto. As imagens são tão importantes para esse universo que Meta (dona do Insta e Face) já começou a testar NFTs para a venda de obras dentro da rede social. Com direito a criptocarteira e coleções podendo ser negociadas dentro da rede social. Estamos falando de duas redes que somam mais de 3 bilhões de usuários no mundo.


2 - NFTs são mais do que arquivos únicos autenticados. Artistas de renome e marcas como Nike, Starbucks, Warner, NBA, NFL e outras estão investindo na tecnologia para dar acesso a experiências exclusivas e vantagens únicas atreladas aos ativos. Imagina vender uma coleção de fotos NFT que também dá direito a um fotolivro ou a criação de um retrato extra em momento oportuno com o colecionador. Trata-se de uma combinação perfeita de tecnologia+arte+marketing como nunca tivemos antes.


3 - Os NFTs possibilitam ao criador o que chamo de efeito V.I.T.A.L.


V de valor já que os colecionadores valorizam os trabalhos e a forma como a tecnologia se apresenta facilita esse processo de valor. Já que é autenticado em uma plataforma algo que beneficia tanto o artista quanto o colecionador. E caso o colecionador revenda a obra, tanto o fotógrafo quanto o comprador ganham de novo.


I de Interface/Integração. Mais e mais marcas e plataformas estão abraçando a tecnologia. Com a entrada de gigantes de tecnologia e mais pessoas aderindo ao uso...a integração e interface vão ocorrer naturalmente e isso vai se popularizar cada vez mais. Recentemente Adobe, Microsoft, YouTube, Instagram e outras grandes empresas se reuniram para debater as bases dessa nova fase da tecnologia. Uma padronização que é questão de tempo.


T de tecnologia. A nova fase da internet é o Web 3.0 e isso é algo que vai avançar nos próximos anos de forma surpreendente. Questões como imersão, valor no que é digital e experiências híbridas se conectam com o NFT nessa nova etapa do comportamento digital das pessoas. Mas o que temos de concreto no momento é que a realidade aumentada está avançando e os próprios equipamentos já estão se conectando com essa etapa de transformação nesse ambiente.


A de Arte autenticada. Grandes grifes da arte e da fotografia estão investindo em NFTs. Caso da agência Magnum que lançou recentemente sua primeira coleção e casas de leilão como a Sotheby´s. E tudo isso serve ao mesmo tempo para grandes nomes da fotografia como para novos talentos. O que nos leva ao último e talvez mais importante elemento, liberdade.


L de liberdade. NFTs libertam artistas de intermediários. Você não precisa de alguém dizer que você pode ou não aparecer e publicar. E é uma comunidade generosa, curiosa e que valoriza os artistas, causas e a arte. Essa combinação de arte autenticada e liberdade é poderosa e isso tem atraído os artistas.


Se você quiser entender mais e participar de uma comunidade de fotógrafos e fotógrafas interessados e investindo na fotografia NFT...então participe da atividade - curso+comunidade Saiba mais aqui: NFT para Fotógrafos.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo