top of page

Use "Valor" como norte para orientar o marketing da fotografia

Atualizado: 27 de fev.

Gerar valor como base dos esforços para atrair e manter clientes. A questão é como...veja um possível caminho para começar


O novo marketing da fotografia é mais humano, autêntico e preocupado em mostrar quem é você de verdade seja qual for seu nicho. Dentro desta proposta de fazer um marketing melhor vem algo que é bem óbvio, mas que ao mesmo tempo é muitas vezes esquecido por quem atua na fotografia: gerar valor.


Gerar valor não é sobre cobrar mais, mas sim em ser entendido como de real valor para quem pode comprar o que você oferece. Logo vem a pergunta: você tem algo que é visto como valioso pelo seu público e possíveis clientes?


A verdade é que boa parte dos fotógrafos e fotógrafas e negócios de fotografia não focam nisso. O olhar acaba sendo para só destacar o que você faz e seu trabalho. Ao consumidor fica a tarefa de descobrir o que tem bom para ele nisso?


Pensar em ser mais valioso pede um olhar para dentro.


No posicionamento de mercado é pensar como você é visto e como quer ser visto. E observar o que os colegas oferecem no mercado e o que não é feito. Entendendo como você pode encaixar uma oferta de valor com algo que te representa e que possa interessar seus clientes. O valor está muitas vezes naquilo que não é feito por aí. Quando todos oferecem a mesma coisa para todo mundo a percepção é justamente de mesmice e o valor não aparece...



Produto com valor tem cuidado com os detalhes e costuma ser personalizado. É sobre entregar algo que os clientes querem ou poderiam querer e não tentar empurrar o que você faz sem consultar ou entender essas demandas deles. Para adicionar valor ao produto questões como alta qualidade, tecnologia, fornecedores, história e super personalização entram em cena. Hoje o que mais vemos por aí no mercado são produtos mais do mesmo sem valor de diferenciação...


Presença e divulgação - aparecer para ser visto onde estão seus clientes. Para gerar valor aqui você tem que pensar na comunicação correta e com cara de história. Aqui o que é divulgado mostra os benefícios e tem estilo de história em que você é o especialista e o cliente é o herói. Curiosamente fotógrafos e negócios de fotografia entram para tudo que é canal ou rede porque está todo mundo ali. Fazem os truques e dicas do que é feito pela maioria (porque se todo mundo está fazendo eu tenho que fazer também) e quase sempre se posicionam como os protagonistas da divulgação. Essa vaidade prejudica a comunicação e não mostra valor, mas sim egotrip. Acontece com frequência inclusive.


Nesta parte da presença, ter consistência é crucial, mas de novo, aparecendo nos canais relevantes para seus clientes. Talvez não seja nem online...e a divulgação sem aparência de anúncio e mostrando o valor daquilo que você faz...por justamente servir ao cliente.


Preço é a parte final e nem sempre se conecta com valor. Para cobrar bem e mostrar que o investimento é válido é justamente necessário ligar os itens acima (do posicionamento ao produto e afins) para que as pessoas percebam e valorizem a oferta. Sem isso, o resultado costuma ser o contrário do valor, na guerra de preço. E também tem a questão do preço alto em que o valor não é percebido.


Enfim, todos os pontos destacados aqui estão ligados ao valor. Gerar valor com a fotografia para que faça a diferença no seu negócio. Ter um branding forte, com identidade real, propósito...no fim das contas é uma questão também de valor, neste caso para gerar valor para a sua marca e para seus clientes.


Se quiser ajuda com seu marketing na fotografia conheça e adquira o Novo Plano de Marketing 2024 >>> Plano de Marketing 2024


Ou aproveite a iniciativa "Meu Plano de Marketing 2024 - em busca do diferencial perdido" e marque seu horário em uma conversa individual personalizada e online para começar a acertar seu marketing na fotografia >>> Meu Plano de Marketing 2024 - Em busca do diferencial perdido (enfbyleosaldanha.com)


0 comentário

Σχόλια


bottom of page