top of page

Um plano de marketing para quem atua na fotografia

Para que serve e para quem é o plano? São perguntas que mais recebo quanto ao plano de marketing 2022. A resposta é simples: trata-se de um programa colaborativo para quem tem um negócio de fotografia





O marketing não deixa de existir só porque você não aplica ou acha que não precisa. Aliás, costumo dizer que isso também é uma forma de trabalhar o assunto. O problema é que fica desgovernado, como se só houvesse movimentos táticos (feitos diariamente) de acordo com o problema da ocasião. Esse tipo de conduta costuma levar a dois comportamentos frequentes para qualquer área da fotografia: sair divulgando sem estratégia e no fim apelar para o preço. Na verdade, o marketing é sobre definir objetivos, mas antes disso olhar para você e seu negócio de fotografia. Vale para fotógrafo, loja de foto, empreendedor da fotografia.


A pergunta que ouço sobre a afirmação acima é: mas eu atuo com isso ou com aquilo, vai servir para mim? O marketing tem elementos clássicos que não mudam porque seu nicho de atuação é específico. Todo negócio tem um posicionamento de mercado, tem produto e serviço e por aí vai. Logo, o plano é sobre um processo interno e ao mesmo tempo envolve um olhar para o mercado e para seus clientes.


Eu posso fazer sozinho e sem gastar nada? pode e deve. O Sebrae tem informações grátis sobre o assunto e na internet você também vai encontrar informações sobre o tema. A diferença do Plano de Marketing 2022 é que ele foi feito com base em uma estrutura que atende a dinâmica do que vemos no mercado da fotografia. A diferença fundamental é que ele prevê uma orientação inicial com caminhos e envolve outras vantagens consideráveis. Então considere conhecer mais detalhes e coloque a mão na massa. Não é curso, não é palestra e nem fórmula mágica ou receitinha (embora sedutoras, essas soluções mágicas são irreais). Saiba mais sobre o Plano de Marketing aqui: Eu Quero Meu Plano de Marketing 2022.

0 comentário
bottom of page