Um legado que transcende a imagem: a despedida de Nadir Vanassi
- Leo Saldanha
- 15 de mai.
- 2 min de leitura

Há nomes que se tornam sinônimos de uma era, de um ofício e de uma cidade. Nadir Vanassi foi um desses nomes. Fundador do Studio 7 Fotografia, referência nacional em retratos e produção fotográfica, Vanassi partiu aos 71 anos, deixando não apenas uma empresa sólida, mas uma história profundamente enraizada na cultura fotográfica de Caxias do Sul. Uma cidade que se consagrou como a capital dos estúdios fotográficos do Brasil.
O início humilde, fazendo fotos 3x4 nos anos 1970, deu lugar a uma trajetória marcada por dedicação, visão empreendedora e o amor pela imagem. Ao lado da esposa Rosângela, formou uma parceria que levou o Studio 7 a crescer e alcançar novas cidades, como Bento Gonçalves e Novo Hamburgo. Mais que um estúdio, construiu um espaço de aprendizado, referência e afeto.
Seus filhos, que seguiram os passos do pai na fotografia, deixaram homenagens comoventes nas redes sociais. Palavras que expressam o amor e a admiração por um homem que, com simplicidade e força, deixou uma marca que vai além do campo profissional. Para muitos, Nadir foi mentor. Para outros, um exemplo. Para sua família, um farol.
O atual administrador do Studio 7, Biafra Cabral, também ressaltou a importância de Vanassi. Chamou-o de um visionário incansável, mais que empreendedor, um mentor e inspiração.
A fotografia brasileira perde um mestre. Mas o que ele criou permanece vivo. Nas imagens, nos ensinamentos, na continuidade da família e no legado de excelência que ajudou a moldar o setor.
A despedida acontece na Capela C do Memorial São José, em Caxias do Sul. O sepultamento está previsto para esta quinta-feira, dia 15 de maio, às 10h30min, no cemitério dos Santos Anjos.
Para ler a matéria completa e homenagens dos familiares e amigos, acesse a reportagem do portal GZH
Obrigado pela lembrança Leo. Seguimos na fé.
Ele viveu bem, teve uma vida plena e bonita. Venceu e seguiu firme até o final.
Foi em paz, tranquilo e otimista nos últimos dias. No final estava resoluto, sem medo e com fé.
Agora descansou, sempre amado e com a familia do lado.
Foi-se o mestre, mas ficam as lições e o legado. Um grande cara, uma perda irreparável.