top of page

Um estúdio selfie minimalista, com foco em experiência e só com fotos P&B

Atualizado: 11 de jun. de 2021

Novidade é o Fotomat de Singapura, um negócio com foto de um jovem empreendedor de 22 anos





O negócio foi criado por Kevin Chu (22) em Singapura. Ele se inspirou na tendência que vem avançando na Ásia (China, Japão e Coreia do Sul). A diferença é que o modelo de negócio dele é ainda mais nichado. O estúdio Fotomat abriu as portas em abril passado. "Eu queria criar uma nova experiência fotográfica em Singapura, permitindo que as pessoas tirassem seus próprios retratos" disse ele para o site Vulcan post. Chu acredita que o estúdio ganha popularidade por dar mais liberdade para as pessoas. De tornar a experiência mais livre por não ter a presença de um fotógrafo. O que segundo ele incentivaria poses mais ousadas, expressões mais naturais. Outro apelo é que o lugar faz só fotos em preto e branco para todas as idades.





"Para a geração mais velha, a fotografia em preto e branco remete ao tempo dos retratos formais com membros da família, especialmente em ocasiões significativas, eram frequentemente criados em estúdios. Para a geração um pouco mais jovem, a Fotomat pode ser uma resposta ousada contra aquele estilo. Para os mais jovens, essas fotos exclusivamente monocromáticas podem parecer incomuns. Seja o que for, a experiência na Fotomat pode ser apreciada por todos.", disse Chu para o site. No fim, o que o jovem notou foi uma oportunidade de diferenciação em um mercado que já está competitivo. Ele foi visionário por ser o primeiro a levar esse negócio para a região.





A ideia é ir além da cabine de fotos típica ou do estúdio selfie padrão que eu já mostrei aqui e em matérias da FHOX. O estúdio fica em um distrito de artes da cidade. O foco agora é de melhorar a experiência do visitante. Sobretudo em ser mais acessível, especialmente para jovens e estudantes. De fato, esse é outro acerto de Chu. Foco em um estilo específico com um público alvo bem definido. Ele pode até atrair famílias, mas provavelmente essas pessoas virão pela indicação do público jovem. Em termos do novo marketing ele está muito alinhado:


- Um negócio interativo e colaborativo

- Com diferenciação pela escolha de um nicho bem definido. Jovens, preto e branco.

- Pela oferta de uma experiência diferente e divertida.

- A preocupação em evoluir e se sofisticar sempre.

- Sem esquecer do produto (fotos impressas).





Chu diz que seu estúdio é único nessa proposta na região. Fotomat reúne os fatores diversão, arte e custo baixo. Para ele, os jovens associam estúdios tradicionais com ocasiões especiais como formaturas e casamentos, mas esse público quer algo distinto. Esse talvez seja um dos grandes ensinamentos de marketing aqui:


- Entender uma demanda de mercado e adaptar a oferta para esse pessoal.


Uma sessão custa $30 na moeda local e vale para 15 minutos sem limite de fotos para duas pessoas. Detalhe: dá direito a duas impressões. Se quiserem comprar mais fotos impressas ou ficar mais tempo obviamente vão pagar mais. Estudantes e militares tem descontos especiais.





Quando a Fotomat foi lançada, Kevin disse que seus clientes estavam "cheios de elogios" da Fotomat, compartilhando que eles desfrutaram da experiência única.

"Eles gostaram do espaço, da experiência (privativa) de dirigir suas próprias fotografias, e de ver o resultado final dessa sessão" contou.





Um empreendedor jovem com uma causa justa. O propósito dele não é ganhar dinheiro com esse negócio, Chu vê como objetivo proporcionar uma experiência divertida. Uma plataforma de diversão para que as pessoas se expressem. O resultado financeiro seria reflexo. Como tem uma parceria com a Universidade Tecnológica de Nayang (NTU), ele abriu espaço para que estudos sobre arte e mídia sejam feitos no estúdio.

"Além de oferecer oportunidades de trabalho para os jovens, a Fotomat tornou-se uma plataforma para ensinar alunos interessados em fotografia de estúdio sobre a operação de equipamentos de estúdio profissional. Também estamos dando a eles uma plataforma para compartilhar suas ideias artísticas conosco e trabalhar conosco em colaborações." disse.

Como uma equipe de jovens adultos, ele acredita que a Fotomat está bem posicionada para criar novas tendências e se adaptar melhor às mudanças nos mercados.




O desafio da Covid-19 - O Covid-19 tem sido prejudicial para muitas empresas e com Fotomat não é diferente. A empresa também sofreu com cancelamentos de reservas e situações de impacto da pandemia. "Para garantir a segurança de nossos clientes, limitamos os tamanhos do grupo a dois por sessão e higienizamos nossos equipamentos antes e depois de cada sessão. Tivemos que recusar reservas com mais de duas pessoas (mas) estamos tranquilos por todos apoiarem a Fotomat."




Ele já nota um comportamento de consumo maior aos finais de semana. Justamente quando as pessoas tem tempo livre e querem uma experiência segura e inusitada. A ideia do empreendedor é usar o dinheiro do faturamento para reinvestir no negócio e criar parcerias, testar novos formatos e colaborações para acelerar o crescimento do estúdio. Algo que envolve algum desafio já que a máxima dele é o melhor atendimento possível ao cliente. Caso queira expandir com uma rede de estúdios, Chu terá que encontrar parceiros com o mesmo perfil empreendedor preocupado com seus valores de marketing humano.


"Minha filosofia é de um ótimo atendimento ao cliente. Gosto de ter interações pessoais com os clientes. Estou confiante em dizer que cada cliente saiu com um sorriso no rosto."


Em tempo: esses outros conteúdos recentes mostram a força desse mercado dos estúdios selfie.






0 comentário
bottom of page